Como saber a quantidade de memória VRAM no Windows 11

A memória VRAM, ou Video Random Access Memory é a utilizada pelo GPU para renderizar as imagens que são apresentadas no ecrã.
Memória Samsung GDDR6

A memória VRAM, ou Video Random Access Memory, é a utilizada pelo GPU para renderizar as imagens que são apresentadas no ecrã. Esta memória pode ser composta por dois tipos, consoante a arquitectura do computador: Nos computadores com uma placa gráfica com memória dedicada, a VRAM disponível é a junção da quantidade de memória da própria placa e da memória RAM do computador que é alocada aos gráficos. Já nos computadores com uma placa gráfica integrada no processador (como por exemplo alguns portáteis) a totalidade da VRAM é alocada a partir da memória RAM do computador.

O Windows 11 permite ao utilizador ver a quantidade de memória VRAM que está disponível no sistema seguindo estes passos:

Aceda às definições do Windows. Isto pode ser feito de várias formas, a mais simples é através da combinação de teclas Windows+i

No primeiro ecrã, clique em ‘Ecrã’. Depois, clique em ‘Ecrã avançado’, que está logo abaixo de ‘Definições relacionadas’.

Na janela seguinte, clique em ‘Propriedades da placa gráfica para o ecrã 1’.

Abre-se uma outra janela com informação acerca da placa gráfica, o valor que procura está à frente de ‘Total memória de graf. disponível’.