PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: AgentifAI cria assistente virtual para facilitar a vida das pessoas
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Startup > AgentifAI cria assistente virtual para facilitar a vida das pessoas
Startup

AgentifAI cria assistente virtual para facilitar a vida das pessoas

Mafalda Freire
Publicado em 29 de Maio, 2022
Tempo de leitura: 4 min

O início de história da AgentifAI é peculiar: a ideia surgiu por culpa de um filme de animação. Rui Lopes, fundador e CEO da startup bracarense, explica que tudo começou com Baymax, «o cuidador pessoal de Big Hero 6, um robot que se dedicava a cuidar da saúde das pessoas». Assim, nasceu a Alice, um robot de IA que é capaz de fazer «marcações de centenas de diferentes actos médicos e concretizar operações financeiras muito facilmente através de linguagem natural» e, com isso, «criar um impacto positivo na vida das pessoas», diz o responsável. A assistente desenvolvida pela startup «responde de forma autónoma» e pode ser «adaptada às necessidades de cada cliente», uma vez que usa uma «tecnologia de PLN própria (DialogBoost)», ou seja, «conversa de uma forma “humana”, fazendo todas as perguntas necessárias para a concretização dos pedidos que são feitos», salienta Rui Lopes.

- Publicidade -

Foco na saúde e na banca
Para já, a Alice faz parte do nosso quotidiano se formos clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e tivermos a app Caixa Directa ou do Hospital dos Lusíadas. No primeiro caso, a assistente é a CAIXA, «uma das poucas do mundo capaz de realizar transacções financeiras sempre dialogando com o cliente», sublinha o CEO. No caso do hospital, o robot LUSI ajuda na «marcação de consultas de forma fluída, desde a identificação do paciente, especialidades, localização, datas e horários»; em caso de indisponibilidade por parte do cliente, «propõe e negoceia outras datas».

O negócio não podia estar a correr melhor, destaca Rui Lopes: «No caso da Lusíadas Saúde, o feedback que temos é de que os ganhos de eficiência têm sido muito elevados, pois pela primeira vez é a tecnologia que se adapta ao cliente e não o contrário. De realçar que muitos clientes agradecem o atendimento à LUSI no final das conversas, o que comprova a humanização da conversa. Já a CGD ganhou um prémio de inovação da Global Banking and Finance Review na categoria ‘Digital Banking Awards’ e foi recentemente premiada pela IDC no Portugal Digital Awards, na categoria de ‘Best Banking Project’». Quanto a possíveis novos usos da Alice, o co-fundador diz que o foco será mantido «nos sectores da banca e da saúde», já que são uma área de actividade com «enormes desafios».

Alice além-fronteiras
A AgentifAI recebeu recentemente um financiamento de série A de dez milhões de euros que irá ajudar na internacionalização. Rui Lopes diz que o investimento vai permitir «dar resposta às solicitações de novos clientes», bem como «acelerar a expansão para mercados como Espanha, França, Inglaterra e Estados Unidos, uma vez que a solução já se encontra disponível em castelhano, francês e inglês».

Para isso, a AgentifAI conta actualmente com dezanove colaboradores, mas quer «alargar a equipa» – há várias vagas disponíveis no site da startup, avisa o responsável: «Procuramos todo o género de perfis, entre técnicos de vendas, de marketing e de recursos humanos».

Sobre o futuro, Rui Lopes, mostra-se ambicioso, muito por culpa dos bons resultados que a solução da startup tem tido: «Crescermos em número de clientes e colaboradores, apostando no desenvolvimento de uma solução que sabemos ser única e sem paralelo no campo da IA a nível mundial. Queremos os melhores e ser reconhecidos como tal».

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:AgentifAIaliceassistente virtualCGDempreendedorismointeligência artificialLusíadas Saúdeprocessamento de linguagem naturalStartup
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Startup

Bhout cria saco de boxe inteligente para promover o desporto

Tempo de leitura: 4 min
Startup

UpHill quer melhorar a qualidade e aumentar a eficácia dos cuidados de saúde

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Framedrop.ai ajuda criadores e editores de conteúdos a serem mais eficientes

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}