4 coisas que não deve fazer se quiser manter os seus dados seguros

Aqui estão 4 coisas que não deve fazer, se quiser manter o Windows e os seus dados em segurança.
PT Empresas cibersegurança

Aqui estão quatro exemplos do que não se deve fazer, se quiser manter o sistema operativo e os seus dados seguros.

Desligar a Segurança do Windows

A funcionalidade Segurança do Windows é hoje muito mais competente e completa que nas primeiras versões e tornou-se a primeira linha de defesa contra ataques de malware. Se for desligada, o sistema operativo e os dados que guarda ficam vulneráveis a todos os tipos de ataques informáticos. Por isso, a menos que tenha uma solução de segurança de terceiros, não desligue a Segurança do Windows. 

Seguranca

Desligar o Windows Update

Como se sabe, nenhum software é perfeito tem erros que podem pôr em causa a segurança dos dados e também vai ficando desactualizado com o passar do tempo. As empresas que editam software, têm departamentos inteiros com o único objectivo de melhorar os seus produtos. Essas melhorias são depois distribuídas sob a forma de actualizações periódicas.

Windows_Update

A Microsoft faz exactamente isso. Quase semanalmente, são distribuídas actualizações para corrigir todos os tipos de problemas que são descobertos no Windows. Por isso, não se deve desligar a funcionalidade de actualização automática do sistema operativo.

Não bloquear o PC

Se partilha o PC com várias pessoas, deve sempre criar contas diferentes para cada utilizador. Isto permite que cada um tenha uma zona pessoal no disco onde ficam os dados pessoais, histórico de navegação do browser e os ficheiros. Cada uma destas contas está completamente isolada das outras para manter a privacidade de cada utilizador.

Outra coisa que se deve fazer é bloquear o PC cada vez que se afasta dele. O modo mais simples é premindo a combinação de teclas Windows + L.

Usar a mesma password em vários serviços e sites diferentes

Uma das piores coisas que se podem fazer para reduzir a segurança dos dados é usar a mesma password em vários sites e serviços. Isso facilita muito a vida de quem quiser roubar informação, porque bastar ter uma única password que dá acesso a tudo. A melhor coisa a fazer é usar um software de gestão de passwords que permite gerar passwords diferentes em cada site e ainda preenche os formulários de login automaticamente. Estão disponíveis várias opções gratuitas e pagas.