Qual é a primeira coisa que se vê quando se passa por um centro comercial na rua? Claro, as brilhantes e belas imagens são logótipos.
O que é um logótipo?
Um logótipo é o símbolo do seu negócio, o ícone pelo qual a sua empresa é visualmente reconhecida. Assegura que a sua marca é percebida, lembrada e associada aos clientes no momento certo. Desenhar este elemento da sua identidade corporativa não é tarefa fácil. Mas sabemos por onde começar – com a seleção do seu tipo.
Tipos de logotipos
Há um total de 7 tipos de logótipos, entre os quais há textos, gráficos e mistos. Vamos dar-lhes uma vista de olhos.
Logotipos textuais e alfabéticos
- Abreviaturas e monogramas
IBM, HP, VTB, MTS, NASA… O padrão de criação é claro, não? Todos estes logótipos são abreviaturas de nomes longos de empresas. Uma marca registada de 2 ou 3 palavras é muito mais difícil de lembrar do que “iniciais”. É mais fácil pronunciar a NASA do que a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço. Logótipos e monogramas alfabéticos – a melhor opção para empresas com nomes verbosos.
Há que ter muito cuidado na selecção das fontes ao desenvolver estas marcas registadas. Não só as letras devem ser consistentes com o estilo e espírito da empresa, como também devem ser legíveis em pequenos ecrãs de telemóveis e cartões de visita. Aqueles que acabam de iniciar um negócio podem, em primeiro lugar, colocar a transcrição da abreviatura por baixo do logótipo.
- Logotipos de palavras (marcas registadas)
Os logótipos Word funcionam muito bem quando uma empresa tem um nome curto e claro. Tomemos o Google, por exemplo. Um nome memorável combinado com uma fonte colorida forma uma forte identidade de marca. Uma vez que os logótipos Wordy se concentram no nome da empresa, a tipografia desempenha novamente um papel fundamental. Escolha ou crie fontes que captem a essência e o carácter do seu negócio.
As marcas de moda, por exemplo, estão bem com uma tipografia limpa e elegante com uma pitada de luxo. Os escritórios de advocacia, por outro lado, deveriam optar por fontes tradicionais, “pesadas”. Criam uma sensação de fiabilidade e segurança.
Logotipos e símbolos de imagem
- Sinais gráficos (ou logo-símbolos)
Um logo-símbolo (ícone, pictograma) é um desenho baseado em gráficos. É uma imagem visual que vem à mente quando se ouve ou pensa, por exemplo, na Apple, Twitter, Android. Os logótipos destas empresas são tão icónicos, tão arraigados, que o seu reconhecimento é algo a ser invejado.
Uma visualização da marca construída exclusivamente sobre a imagem é óptima. Um logo-símbolo pode transmitir uma ideia profunda e evocar as emoções certas na sua audiência. No entanto, esta solução não se adequa a todos. Com tal logótipo, é difícil promover um novo, mas não único, negócio. Snapchat, uma aplicação móvel para mensagens desaparecidas, com um logótipo fantasma, conseguiu ser lembrada e promovida. John Deere, com o seu logótipo “caro” na forma de uma rena em fuga, também o fez. Outro exemplo de um logo-símbolo de sucesso é o World Wildlife Fund com a sua imagem panda estilizada. Mas em geral, não há muitos exemplos deste tipo. Assim, se não tiver a certeza do triunfo de uma ideia de negócio, é melhor apostar num nome do que num símbolo.
- Logotipos abstractos
Uma marca abstracta é um tipo específico de logótipo gráfico. Não se baseia em imagens universalmente reconhecíveis (como a maçã da Apple e a ave do Twitter) mas em formas geométricas abstractas. Os exemplos mais conhecidos são o círculo Pepsi, o disco Google Chrome e a flor Adidas. Como todos os logótipos gráficos, as marcas abstractas condensam uma marca numa única imagem. Mas só eles lhe permitem criar imagens verdadeiramente únicas e distintivas para representar visualmente uma empresa. Com um logótipo abstracto, pode transmitir o que a sua marca simboliza sem ter de confiar na experiência cultural ou histórica. As ideias e as emoções podem ser incorporadas através da cor e da forma – não são necessários modelos reconhecíveis.
Os logótipos abstractos são uma opção vantajosa para as empresas comerciais internacionais. Um distintivo é um distintivo de qualquer forma, e o nome, se não em todos os países, então em muitos deles terá de ser traduzido.
Para logótipos abstractos, é melhor envolver profissionais que saibam como combinar cores e formas para criar significados comuns.
- Logótipos de mascotes
Muitas vezes coloridos, por vezes caricaturados e sempre divertidos, os logótipos das mascotes são uma óptima forma de criar o rosto de uma marca, o seu porta-voz, uma personagem que se torna o “embaixador” do seu negócio. As mascotes são óptimas para empresas que trabalham com famílias e crianças pequenas. Permitem-lhe criar a atmosfera certa, definir a dinâmica e o humor ao comunicar com o seu público. Pense, por exemplo, no Sr. Proper, o fundador do KFC, o Coronel Sanders.
Uma das principais vantagens do logótipo da mascote é que pode estimular a interacção com os clientes. É uma ferramenta eficaz para o marketing das redes sociais (SMM) e promoções no mundo real. A única pena é que este tipo de logótipo não seja apropriado em todo o lado. Por exemplo, as mascotes parecem bastante ridículas nos cartões de visita.
Logótipos combinados
- Sinais de texto e gráficos combinados
Os caracteres gráficos-textos combinados são logótipos compostos por letras / palavras e imagens. Exemplos mundialmente famosos: Burger King e Lacoste. Um logótipo em que a imagem gráfica trabalha de perto com o nome da empresa é uma escolha universal. O público associa imediatamente o símbolo / mascote com a marca. No futuro, o texto pode ser dispensado por completo.
- Emblemas
Um emblema é um logótipo com uma fonte dentro de um símbolo ou crachá. São concebidos como selos, brasões de armas ou distintivos. Em termos de utilização, estes logótipos são mais adequados para escolas, organizações sem fins lucrativos, agências governamentais e empresas de transformação de alimentos. Este tipo de logótipo é também popular entre os fabricantes de automóveis. Sim, muitos dos emblemas parecem desactualizados, mas há exemplos de modernização de design bem sucedida. Por exemplo, no século XXI, os logótipos de Harley-Davidson e Starbucks renovados parecem muito actuais.
A desvantagem dos logótipos deste tipo é o elevado nível de detalhe. O design intrincado dos emblemas é mal reproduzido nos produtos de impressão e transforma-se em papa nos telemóveis. E bordar os emblemas com a assinatura em t-shirts de empresas longas e caras.
Conclusão
Um logótipo é a chave do seu sucesso, pode promover os seus produtos ou serviços e pode facilmente atrair novos clientes. Mas não se esqueça que o logótipo tem de ser perfeito, caso contrário desencoraje os visitantes. Por isso, não se esqueça de escolher o tipo certo antes de criar o seu logótipo final.