O que é e para que serve a aplicação Vínculo ao Telemóvel do Windows 10 e Windows 11

Sabia que, se tiver um smartphone Android, pode ligá-lo ao PC com Windows sem usar cabos para fazer e receber chamadas, enviar mensagens e, em certos casos, usar aplicações de PC?
Microsoft-Vinculo-Telemovel

Praticamente todos os utilizadores de computadores Windows têm também um smartphone e muitos desses smartphones funcionam com o sistema operativo Android, por isso é importante que as duas plataformas consigam comunicar entre si e complementarem-se. É aqui que entra a aplicação ‘Vínculo ao telemóvel’ (o nome é uma tradução literal do nome em inglês: ‘Microsoft Phone Link’), que antes se chamava ‘O seu telemóvel’.

O que o ‘Vinculo ao telemóvel’ faz

O ‘Vinculo ao telemóvel’ faz parte de um par de aplicações desenvolvidas pela Microsoft, que servem para interligar um computador Windows 10 ou Windows 11 a um smartphone. A outra aplicação é para instalar no smartphone e tem um nome óbvio: ‘Ligar ao Windows’. A comunicação entre os dispositivos é feita através de uma rede sem fios e de Bluetooth.

Notificações

Vinculo_Notifica_2

Depois de configurado, o ‘Vínculo ao telemóvel’ permite receber no PC as notificações que são recebidas no smartphone Android. Estas notificações aparecem no ‘Centro de Notificações’, como qualquer outra notificação no Windows. Em certos casos é possível responder directamente sem tocar no smartphone. Se dispensar uma destas notificações no PC, será também dispensada no smartphone.

Recepção e envio de mensagens

Vinculo_Msg

A segunda funcionalidade mais importante deste programa é a que possibilita receber e enviar mensagens SMS do smartphone no PC. Esta funcionalidade também mostra o histórico das mensagens trocadas com os seus contactos, desde que esse histórico esteja no smartphone.

Esta funcionalidade não se resume a responder a mensagens recebidas, o utilizador pode também clicar no sinal ‘+’ para iniciar uma conversa com quem quiser.

Fotografias

Vinculo_Fotos

Como o nome indica, a funcionalidade ‘Fotografias’ permite ver as fotos que estão no smartphone no PC. Pode mesmo arrastá-las para uma pasta no computador ou directamente para uma aplicação.

Chamadas

Como o ‘Vínculo ao telemóvel’ também comunica com o smartphone através de Bluetooth, se tiver um headset, pode receber e fazer chamadas através do PC, desde que o PC e o smartphone estejam ligados. Tal como acontece com a funcionalidade das mensagens, pode também aceder-se ao histórico de chamadas do telefone no PC e inserir números manualmente para se fazer uma chamada.

Controlos de reprodução de media

Vinculo_Media

Através do ‘Vinculo ao telemóvel’, o utilizador pode ainda controlar a reprodução de media no smartphone. Isto é útil quando está a ouvir música do telemóvel enquanto usa o PC.

Aplicações

 

Vinculo_galaxy

Esta funcionalidade permite usar aplicações que estejam instaladas no smartphone através de streaming do ecrã do smartphone para o PC. Para já, esta funcionalidade é exclusiva dos smartphones da Samsung.

Como foi anunciado no lançamento do Windows 11, o sistema operativo da Microsoft vai poder executar apps Android, mas este sistema é diferente, o que é feito neste caso é a projecção do ecrã do smartphone para uma janela no Windows. Esta funcionalidade pode ser usada para projectar o ecrã principal do smartphone ou de uma app em particular.

Vinculo_Apps_2
O ecrã do leitor de podcasts da Google a ser executado num smartphone Android e a ser mostrado numa janela no Windows 11.

Para além da app ‘Ligar ao Windows’, os smartphones da Samsung têm também software adicional integrado no sistema operativo que permite a projecção das apps no Windows. A funcionalidade de projecção do ecrã pode ser ligada e desligada rapidamente através de um botão nas ‘Definições rápidas’.

História

A aplicação ‘Vínculo ao telemóvel’ chamou-se originalmente ‘O seu telemóvel’, e foi lançada em Outubro de 2018 como parte da actualização de Outubro do Windows 10. Esta aplicação veio substituir a aplicação ‘Phone Companion’, que, até à data, era pouco utilizada.

Na primeira versão, a aplicações ‘O seu telemóvel’ podia sincronizar mensagens entre o Windows e o Android, incluindo a possibilidade de enviar mensagens a partir do PC. Também permitia sincronizar fotografias entre o smartphone e o PC.

Em Março de 2022, a Microsoft mudou-lhe o nome de ‘O seu telemóvel’ (Your Phone) para ‘Vinculo ao telemóvel’ (Phone Link), também mudou o nome da aplicação para Android para ‘Ligação ao Windows’.

Apesar de funcionar apenas com smartphones Android, a Microsoft oferece esta aplicação em todos os Windows 11 e Windows 10, por isso, se quiser experimentar basta procurá-la no seu computador.

Do lado do smartphone é só ir à Play Store e instalar a app ‘Ligação ao Windows’ e seguir as instruções para o ligar ao seu computador. Se tiver um Samsung Galaxy, não necessita de instalar esta aplicação porque já está incluída no sistema operativo.