Melhore o som do seu computador

Aprenda a configurar colunas externas e a usar o Equalizer APO para melhorar o áudio do computador.

Apesar de os portáteis e de alguns monitores terem colunas incorporadas, nem sempre a qualidade do som é boa e os graves deixam muito a desejar. A verdade é que é possível comprar bons altifalantes (sem gastar uma fortuna) que melhoram significativamente o que ouve no computador. Neste guia, vamos ajudá-lo a configurar tudo e a utilizar o programa de áudio gratuito Equalizer APO.

Escolher umas colunas
Há uma grande variedade de colunas para PC que pode escolher, de diferentes gamas de preços. Vamos falar de soluções simples, pouco dispendiosas e que servem perfeitamente para melhorar significativamente a qualidade do som. Se o seu orçamento for muito limitado, a melhor hipótese são, sem dúvida, as Creative Pebble V2 (que encontra na Worten a 21,99 euros). O áudio não é espectacular, mas será uma grande melhoria em relação à maioria dos altifalantes incorporados nos portáteis. São também uma óptima escolha para mobilidade, já que se destacam por ser bastante pequenas e alimentadas via USB.

Se quiser algo ligeiramente melhor, sugerimos as Logitech Z207 (à venda na Nanochip por 49,90 euros). Estas colunas têm Bluetooth e uma entrada para auscultadores, caso queira ouvir som sem incomodar outras pessoas. Caso prefira colunas sem Bluetooth, experimente as Logitech 200, em tudo semelhantes às Z207 (pode comprar este modelo na Globaldata por 39,99 euros).

Ligar as colunas ao PC
Qualquer uma das colunas sugeridas, como outras do mesmo tipo, são fáceis de instalar: as duas unidades, esquerda e direita, estão ligadas por um cabo que pode, ou não, ser retirado; depois, há o de energia e um para ligar ao computador, que tanto pode entrar na saída de headphones, como de colunas, caso o PC tenha as duas opções.

No caso das Creative Pebble, a situação é ligeiramente diferente já que, como dissemos, tem um cabo USB que liga directamente ao computador para alimentação e outro que deve ser usado na saída dos auscultadores, para o som.

Se optou por um modelo que tem Bluetooth, o mais fácil é usar a ligação sem fios, pois dá mais liberdade e faz com que evitemos ter (mais) um cabo na secretária. Caso o seu desktop ou portátil for mais antigo, e por essa razão não tiver Bluetooth, pode sempre comprar um adaptador – a TP-Link tem diversos modelos como o UB400 Bluetooth 4.0 Nano, que custa 7,90 euros na PC Diga .

Emparelhar as colunas
Para configurar a ligação Bluetooth, primeiro é necessário colocar as colunas que escolheu em modo de emparelhamento. No computador, vá a ‘Definições’ > ‘Dispositivos’. Certifique-se de que o Bluetooth está ‘Ligado’ e clique em ‘Adicionar dispositivo Bluetooth ou outro ‘ > ‘Bluetooth’ e aguarde que o Windows encontre os equipamentos que estão próximos. Alguns segundos depois, as colunas devem aparecer listadas ao lado de quaisquer outros dispositivos Bluetooth que o sistema encontrar. Clique nas colunas que ficarão definidas como a saída do áudio por defeito do computador.

Se tiver ligado as colunas ao seu portátil por Bluetooth, pode alternar a qualquer altura entre estas e as incorporadas no PC. Para isso, basta clicar no ícone de volume barra de tarefas e, depois, seleccionar as colunas que deseja utilizar. Quando desligar as colunas externas, o Windows mudará automaticamente para as do computador portátil. Volte a ligar as colunas e o sistema operativo torna a ligar-se às mesmas, via Bluetooth.

Aqui, há duas situações que deve ter em consideração: o Bluetooth tem um alcance relativamente curto, por isso aconselhamos que mantenha as colunas a menos de cinco metros do computador, para garantir que não tem cortes no áudio; depois, tenha em atenção que outros dispositivos Bluetooth (como o telemóvel ou tablet) podem causar interferências – se as tiver problemas no som, sugerimos que ligue as colunas através do cabo e abdique da ligação sem fios.

Ligar vários dispositivos
Colunas como as Logitech Z207 permitem a ligação de vários dispositivos em simultâneo, ou seja, dois via Bluetooth e um com o cabo de 3,5 mm. Se utilizar o cabo e o Bluetooth para ligar dois dispositivos, o áudio de ambos irá tocar em simultâneo. No entanto, se ligar dois dispositivos Bluetooth, por exemplo o portátil e um smartphone, isto já não acontece. As colunas podem reproduzir alternadamente áudio de uma fonte e de outra, bastando fazer ‘pausa’ na reprodução de um dos equipamentos e ‘play’ no outro.

Configurar as colunas no Windows
O Windows tem algumas ferramentas básicas para ajudar a configurar o áudio e as colunas. Clique com o botão direito do rato no ícone do volume (um altifalante) na bandeja do sistema, depois seleccione ‘Sons’. Na janela que abre, escolha as colunas no separador ‘Reprodução’ e carregue no botão ‘Configurar’. Para verificar se ambos os altifalantes estão a funcionar, e se os posicionou da forma correcta (esquerda e direita), clique em ‘Testar’. Uma curta música será tocada no altifalante esquerdo e, depois, no direito, para ver se está tudo correcto.

Pode também tentar afinar o áudio através do botão ‘Propriedades’. Na janela que abre, seleccione o separador ‘Níveis’ > ‘Equilíbrio’, para ajustar de forma individual o volume da coluna da esquerda e da direita, o que poderá ser útil se uma delas estiver ligeiramente mais longe do que a outra.

No separador ‘Enhancements’ pode ajustar os efeitos do áudio, sendo que estes variam consoantes as colunas. Os mais comuns são ‘Bass Boost’ e ‘Loudness Equalization’, em que o primeiro aumenta as frequências graves e o segundo evita mudanças do volume do som entre músicas, por exemplo, se estiver a ver vídeos no YouTube. Escolha o efeito pretendido, faça ‘Aplicar’ e depois teste se, de facto, está activo.

Instalar e usar um equalizador
Para conseguir tirar o máximo partido das colunas, vai ser preciso instalar um equalizador. Vamos usar o programa gratuito Equalizer APO, que pode descarregar em bit.ly/33bwB, clicando no botão verde ‘Download’. O software inclui duas ferramentas, o ‘Configurator’ e o ‘Configuration Editor’; vamos usar a primeira, pesquisando-a no menu ‘Iniciar’. Esta opção mostra todas as colunas e auscultadores ligados ao PC, ou que estiveram ligados por Bluetooth mas que agora possam estar desligados; seleccione o dispositivo que está a utilizar, clique em ‘OK’ e reinicie o Windows. Em seguida, já poderá abrir o ‘Configuration Editor’ da mesma forma que fez com a ferramenta anterior.

O editor tem uma série de filtros – o ‘Preampflication’ e o ’15-Band Equalizer’ são adicionados por defeito, mas pode ter mais, clicando no botão verde ‘+’ junto a qualquer filtro. Como todas as alterações são feitas em tempo real, pode experimentar os vários filtros para ver qual funciona melhor para si e para o áudio que está a ouvir. Para desligar um filtro, clique no botão com o símbolo de ligar para que fique preto.

Assim que tiver o áudio como prefere, pode guardar as definições do filtro com a combinação de teclas ‘Ctrl+S’ ou fazendo ‘File’ > ‘Save As’. Estes podem ser carregados posteriormente: faça ‘Ctrl+O’ e seleccione o ficheiro apropriado.

Se preferir um equalizador que faz tudo de forma automática, o Peace Equalizer (bit.ly/3JtmQKL) é o mais apropriado, pois tem diversos filtros predefinidos. No entanto, terá sempre de instalar primeiro o Equalizer APO, já que o Peace necessita desse programa para funcionar. Quando abrir o software, escolha ‘Simple interface’, depois seleccione um dos filtros existentes no canto inferior esquerdo, que vão desde géneros musicais a voz. Se, por qualquer razão, não vir estas predefinições no seu programa, faça o seguinte: escolha o botão ‘Show all’ > ‘Settings’ e, nessa janela, seleccione a opção ‘Default equalizer configurations are installed at program startup’. Em seguida, reinicie o Peace Equalizer.