Funcionalidade de pagamento directo do YouTube chega a mais criadores

A funcionalidade 'Super Thanks' do YouTube permite aos fãs pagarem directamente aos criadores de vídeos.

O YouTube vai expandir o programa ‘Super Thanks’ a mais utilizadores. Este programa, permite aos espectadores pagarem directamente aos criadores dos vídeos, dando-lhe mais uma forma de monetizarem os vídeos que publicam na plataforma.

O programa tem estado numa fase de testes Beta desde que foi anunciado no ano passado. Agora, o YouTube começou a disponibilizá-lo aos criadores elegíveis em 68 países, incluindo Portugal. Cada espectador pode comprar ‘Super Thanks’ até um máximo do equivalente a 500 dólares diários, ou 2000 dólares por semana. Os criadores recebem 70% do valor pago pelo utilizador. Quando adquirem um ‘Super Thanks’, os fãs podem também deixar um comentário personalizado.

O YouTube acrescentou várias formas para os criadores rentabilizarem as suas interacções com os seus fãs e espectadores. Para além dos ‘Super Thanks’, também está disponível uma funcionalidade chamada ‘Super Chat’ que permite a quem estiver a ver uma emissão em directo pagar para poder ter um comentário fixo na janela de chat. Com os ‘Super Stickers’, os criadores podem ganhar dinheiro com a venda de autocolantes digitais.

Com estes sistemas de pagamentos directos, os criadores podem ganhar dinheiro, mesmo que não queiram ter publicidade nos seus canais, ou quando, por algum motivo, os anunciantes deixem de querer estar em canais específicos.