Conselho de administração do Twitter aceita proposta de compra de Elon Musk

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Elon Musk ©NASA

Ontem foi anunciado que o conselho de administração do Twitter tinha aceite a proposta de aquisição feita por Elon Musk. A proposta aceite foi de 54,20 dólares por acção, o que perfaz cerca de 44 mil milhões de dólares. O objectivo de Musk é retirar o Twitter da bolsa de valores, fazer uma actualização da forma como a rede social opera, introduzir algoritmos de código aberto, combater os bots e “autenticar todos os humanos”. 

O negócio foi aprovado por unanimidade e espera-se que esteja concluído ainda este ano, apesar de estar dependente da aprovação dos accionistas e dos reguladores do mercado.

A decisão surgiu depois de um período de grande actividade por parte de Musk. Ele adquiriu 9,2% da empresa no início de Abril, depois de ter criticado as políticas da rede social no que respeita à liberdade de expressão. Na altura, disse que a rede social não estava a fazer o suficiente para ser um espaço de debate de ideias. De seguida, o Twitter anunciou que Musk iria fazer parte do conselho de administração, mas, dias mais tarde, o CEO da Tesla anunciou a sua recusa. Uma integração do conselho de administração por parte de Musk iria impedi-lo de comprar mais do que 14,1% do Twitter, ou seja não poderia assumir o controlo da empresa durante o tempo que fizesse parte do conselho.

Apesar da aprovação do negócio, Elon Musk ainda tem vários obstáculos a ultrapassar até ser dono do Twitter. Um desses obstáculos, é uma investigação que está a ser feita pela SEC (Securities and Exchange Commision), o regulador do mercado accionista americano, que diz respeito a um possível abuso de informação privilegiada devido ao timing da divulgação do seu investimento no Twitter. A compra da rede social não vai interromper a investigação.

Outro problema pode vir dos próprios empregados do Twitter, que podem não estar muito contentes com a compra. Segundo o The New York Times, os colaboradores do Twitter não foram informados acerca do negócio e a compra pode colocar em causa os seus prémios em acções da empresa (nas empresas tecnológicas americanas é normal dar acções ou ‘stock options’ aos empregados, como um extra ao salário). Os trabalhadores também estão preocupados que Musk desfaça anos de esforços de luta contra “material tóxico” publicado no Twitter.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version