Elon Musk comprou 9% do Twitter e já está a propor alterações à rede social

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Ontem, foi anunciado que Elon Musk se tornou o maior accionista individual da rede social Twitter, depois de ter comprado 9,2% da empresa. Quase de seguida, Musk publicou um inquérito na rede social a perguntar se os utilizadores querem um botão que permita editar os tweets depois de serem publicados. As duas opções do inquérito: “yse” and “on”, estão, aparentemente, mal escritas, o que levou muita gente a pensar que era mais uma das brincadeiras de Musk.

Mais tarde, o CEO do Twitter, Parag Agrawal, retweetou o inquérito, acompanhado de uma mensagem “As consequências deste inquérito vão ser importantes. Por favor vote com cuidado”, o que é uma indicação que o resultado do inquérito pode mesmo levar à implementação de um botão de edição no Twitter.

Há já muito tempo que vários utilizadores do Twitter pedem à rede social para implementar uma forma de editar os tweets depois de terem sido publicados, mas a rede social tem ignorado estes pedidos. Em 2020, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, disse à revista Wired, que a rede social provavelmente nunca iria ter um botão de edição das publicações. Ele explicou que a rede social começou como um serviço de mensagens de texto e que as mensagens de texto não podem ser editadas depois de terem sido enviadas. 

Mesmo antes de comprar 9,2% da empresa, Elon Musk já era um utilizador muito activo do Twitter e pode servir como catalisador para a empresa fazer alterações à sua forma de funcionar. Até ao momento, mais de dois milhões e meio de contas votaram no sim (ou neste caso em “yse”) para implementar um botão de edição. Resta saber se o sim ganhar, o Twitter começa logo a trabalhar no desenvolvimento e implementação do botão de edição. Isto é, se já não tiver sido desenvolvido antes.

Uma das dúvidas em tudo isto é a forma como este botão pode funcionar no Twitter, uma rede social em que a reprodução de conteúdos de uns utilizadores por outros é generalizada. Se o utilizador que publicou o artigo original o editar, o conteúdo reproduzido por outro utilizador vai reflectir essa edição? E o botão de edição dos tweets vai ficar disponível para sempre? Ou só durante algum tempo após a publicação?

Na entrevista de 2020 à revista Wired, Jack Dorsey disse que o Twitter considerou dar um prazo entre 30 a 60 segundos aos utilizadores para editarem as publicações para corrigirem a escrita ou fazerem pequenas alterações.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version