Asus ROG Fusion II 500

Uns auscultadores com uma qualidade sonora excelente.

Asus ROG Fusion II 500

Revelados durante o CES 2022 em Las Vegas, os novos Asus ROG Fusion II 500 prometem ser dos mais avançados auscultadores de gaming do mercado, graças à utilização de altifalantes de 50 mm (Asus Essence) alimentados por um Codes ESS 9280 Quad DAC, o que garante uma boa qualidade de som, seja para jogar, ver filmes ou ouvir música.

É certo que não são propriamente auscultadores indicados para audiófilos, mas temos a garantia de uma reprodução fidedigna de frequências médias, frequências altas claras e baixos intensos. Através de um botão existente, é possível activar o modo surround virtual de 7.1 canais que recria um “palco” mais envolvente. Os utilizadores mais exigentes podem ainda usar o software Armoury Crate para ajustar alguns parâmetros de som.

Outra particularidade curiosa destes auscultadores é a tecnologia Game Chat, que permite, através de uma roda de selecção, escolher um som mais equilibrado, privilegiar o som do jogo ou abafar o ruído ambiente, para destacar as conversas de áudio com colegas de equipa durante os jogos, sendo o resultado surpreendentemente eficaz.

Os Asus ROG Fusion II 500 não têm um microfone removível – está, sim, integrado nos próprios auscultadores, ou seja, temos dois microfones frontais que, em conjunto com a tecnologia AI Beamforming Mic e um eficaz sistema de cancelamento de ruído, conseguem filtrar todo o barulho ambiente, para que a nossa voz seja ouvida, de forma clara, pelos companheiros de equipa. Embora esta solução funcione bem em casa ou no escritório, não conseguimos comprovar a eficácia a meio de um torneio, onde certamente existirão mais ruído para o sistema filtrar. Presente está também o sistema de iluminação RGB Aura Sync (que pode ser configurado pelo já referido software Armoury Crate), sincronizável com outros componentes e periféricos compatíveis com a tecnologia da Asus.

Por fim, deixámos o que menos nos cativou: o design e a construção. Apesar de serem extremamente confortáveis e relativamente leves, os materiais dão-lhe um ar de segmento intermédio e não de topo, como o são efectivamente (tanto pelo desempenho, como pelo preço pedido).


Distribuidora: Asus

Preço: €219,99


Ficha Técnica

Impedância: 32 Ohm
Dimensão dos altifalantes: 50 mm
Sensibilidade do microfone: -37 dB
Ligação: USB, USB-C, jack 3,5 mm
Peso: 310 gramas


Selo PCGuia Excelência