PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Dicas para combater a desinformação na cobertura do conflito entre a Rússia e a Ucrânia (e não só)
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Dicas > Dicas para combater a desinformação na cobertura do conflito entre a Rússia e a Ucrânia (e não só)
Dicas

Dicas para combater a desinformação na cobertura do conflito entre a Rússia e a Ucrânia (e não só)

Pedro Tróia
Publicado em 2 de Março, 2022
Tempo de leitura: 5 min
Stop_War
Foto Markus Spiske - Unsplash
Neste artigo
Ignore a quantidade absoluta de seguidores de uma conta numa rede socialVerifique os conteúdos que consomePense antes de partilharTenha cuidado com os donativos

À medida que a Rússia continua a invasão da Ucrânia, há muita coisa a circular pelas redes sociais. Muitas das publicações são legítimas, mas também muitas são falsas, antigas ou com o objectivo de sacar dinheiro a quem quer ajudar legitimamente.

- Publicidade -

Uma das primeiras coisas a ter em mente é que nunca se sabe quem está do outro lado. Será que a pessoa que publicou uma foto de camuflado e de uma arma está mesmo numa zona de guerra, ou é alguém que quer apenas parecer que lá está?

Alguns conselhos para tentar manter-se informado e não cair em esquemas de angariação de fundos fraudulentos:

Ignore a quantidade absoluta de seguidores de uma conta numa rede social

Há muitas contas de Instagram, Twitter e TikTok que têm milhões de seguidores. No entanto, por vezes, esta enorme quantidade de seguidores são uma mistura de pessoas reais e de bots. Em muitos casos, a quantidade de seguidores não é igual a legitimidade. Um sinal que se deve procurar sempre é se a conta em questão é seguida por membros do governo ou jornalistas de meios de comunicação importantes.

Verifique os conteúdos que consome

As contas que espalham desinformação acerca de conflitos podem usar fotos de outras guerras, de exercícios militares e mesmo tiradas de videojogos. A veracidade destas imagens pode ser comprovada através de uma simples busca reversa de imagem.

Para o fazer, siga estes passos simples:

- Publicidade -
  1. Aceda à página de busca de imagens do Google.
  2. Aqui, pode usar dois métodos diferentes:

    Pode copiar e colar o URL da imagem que quiser verificar no campo de busca;

    Se tiver a imagem gravada no seu dispositivo, pode carregá-la para o Google arrastando-a para a página.

  3. Assim que o fizer, o Google analisa a imagem. Se já foi publicada noutras ocasiões, são apresentados os links para os sites onde está albergada.

No caso dos vídeos, é um pouco mais complicado verificar rapidamente a sua veracidade. É por isso que o vídeo é o meio predilecto de quem quiser espalhar informação falsa. Nesta guerra, andam circular vídeos de videojogos, manobras militares e de outras guerras passadas, com a indicação de que se trata de vídeos que mostram o conflito actual.

Por isso, todos os vídeos sobre este conflito que lhe aparecerem nos feeds das redes sociais, que não venham de meios de comunicação social conhecidos, devem ser vistos com algum cepticismo.

Pense antes de partilhar

Mesmo que tenha poucos seguidores nas suas contas das redes sociais, pode chegar a muita gente na mesma. No seu círculo de amigos, os links, fotos e vídeos que partilha têm sempre alguma legitimidade, porque eles confiam em si. Por isso, deve partilhar apenas conteúdos que vêm de fontes verificadas, como meios de comunicação ou agências governamentais. Claro que pode partilhar o que quiser, mas se não souber de onde vem, ou se é verdade, deve sempre indicá-lo.

Tenha cuidado com os donativos

Em quase todos os conflitos, o sofrimento de outros é usado por pessoas com menos escrúpulos para ganharem dinheiro fácil. Por isso, se for contactado por mensagem directa, SMS, ou por email, para contribuir para uma qualquer angariação de fundos para ajudar na crise da Ucrânia (ou qualquer outra), faça alguma investigação para ver se é mesmo legítima. Se, mesmo assim, quiser contribuir, mas achar que algo não bate certo, tente entrar em contacto directo com os organizadores para ficar a saber como é que o que estão a recolher vai chegar às pessoas em dificuldades. Lembre-se sempre que se consegue criar uma angariação de fundos numa rede social em poucos minutos.

- Publicidade -
Etiquetas:DesinformaçãoguerraRússiaUcrânia
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

DicasInteligência Artificial

Três serviços de IA para gerar modelos tridimensionais

Tempo de leitura: 3 min
DicasMacGuia

Trazer de volta a antiga versão do Mail

Tempo de leitura: 5 min
App do diaDicas

App do Dia – Proximo

Tempo de leitura: 1 min
DicasGuia completo

Crie e sincronize passkeys entre o iOS e o Chrome

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}