Sony AI e Polyphony Digital revelam Gran Turismo Sophy

A GT Sophy é uma "agente" de Inteligência Artificial autónoma, tão avançada que é capaz de enfrentar os melhores pilotos do mundo do simulador de corridas da Sony, Gran Turismo.

Criada em conjunto entre a Sony AI, Sony Interactive Entertainment (SIE) e a Polyphony Digital Inc (PDI), a nova GT Sophy é uma agente de inteligência artificial que além de ser autónoma, foi treinada com recurso a uma inovadora plataforma de aprendizagem por reforço profundo, o que lhe permite dominar o complexo desporto da competição automóvel no simulador de condução Gran Turismo Sport.

Com uma equipa de 25 pessoas dedicadas, estas permitiram que a GT Sophy conseguisse aprender a dominar o automóvel, através de um conhecimento profundo da dinâmica do mesmo, das linhas de corrida de cada pista, bem como estudar o resultado de diversas manobras de precisão. Revelou também ser capaz de tomar decisões em termos de tácticas de corrida em tempo real, como aplicar ultrapassagens mais agressivas, ou manobras mais defensivas.

Apesar de ser uma entidade de IA, a GT Sophy tem na sua essência, o profundo conhecimento sobre a etiqueta de corrida, ou seja, esta sabe que tem que cumprir todas as regras de desportivismo, como respeitar as trajectórias dos adversários e evitar colisões faltosas.

Para comprovar os avanços da GT Sophy, a Sony AI, PDI e SEI criaram dois eventos, em que testaram as capacidades da GT Sophy com quatro dos melhores pilotos de Gran Turismo do mundo, um realizado a 2 de Julho e outro a 21 de Outubro de 2021. Nestes último encontro, a GT Sophy conseguiu superar os melhores pilotos humanos, graças às melhorias efectuadas à agente, com base nos resultados da primeira corrida.

Estas foram as declarações dos pilotos que competiram contra a GT Sophy:
Esqueci-me completamente de que estava a jogar contra a IA. Foi mesmo divertido. Quero competir novamente contra a agente no futuro.”
Takuma Miyazono, Vencedor do FIA Gran Turismo Championships 2020

Acho que os agentes IA serão óptimos companheiros para os pilotos.”
Shotaro Ryu, Piloto de Gran Turismo classificado a nível mundial

A GT Sophy mostrou-nos «novas possibilidades» nunca antes imaginadas.
Igor Fraga, Vencedor do FIA Gran Turismo Championships 2018

Foi muito emocionante ver a técnica de corrida da GT Sophy. Foi uma grande fonte de inspiração.
Emily Jones, Finalista Mundial do FIA Gran Turismo Championships 2020