A Meta, novo nome da detentora do Facebook, revelou os resultados do último trimestre de 2021, e os resultados, por terem sido ligeiramente abaixo do esperado, levaram a que o valor da empresa caísse cerca de 25% do seu valor em bolsa durante o dia de ontem, o que correspondeu a uma perda de valor de 230 mil milhões de dólares (200 mil milhões de euros), a maior queda de sempre de uma empresa norte-americana em bolsa, num só dia.
Esta reacção do mercado deve-se ao facto de o Facebook ter registado, pela primeira vez na sua história, uma queda no número de utilizadores, de 1.95 mil milhões de utilizadores diários para 1.93 mil milhões, e de 2.95 mil milhões de utilizadores mensais para 2.91 mil milhões.
Em termos de resultados financeiros, a Meta obteve quase 40 mil milhões de dólares (34,8 mil milhões de euros) de lucro, mas a divisão de Reality Labs, responsável pelo desenvolvimento dos óculos de realidade virtual e de realidade aumentada, software e outras soluções relacionadas com o Metaverso, obtiveram um prejuízo de 10.2 mil milhões de dólares (8.9 mil milhões de euros) durante todo o ano de 2021.
Igualmente relevante é o impacto causado pela recente mudança nas políticas de privacidade da Apple, bem como a aplicação de novas políticas de regulação de dados na Comunidade Europeia, que segundo David Wehner, CFO da Meta, poderá implicar uma perda de 10 mil milhões de dólares (8.9 mil milhões de euros) em receitas de publicidade para a empresa.