LG TONE Free FP9

Uns auscultadores true wireless com boa qualidade de som e autonomia e que se limpam sozinhos.

Os mais recentes auscultadores true wireless da LG têm um design que se adapta extraordinariamente bem aos ouvidos: são muito confortáveis mesmo após horas de uso e indicados até para a prática de exercício já que não caem e têm certificação IPX4, o que os protegem contra salpicos de água e suor.

Quanto ao som, é equilibrado e nítido muito por “culpa” da tecnologia Headphone Spatial Processing da Meridian. No entanto, é preciso usar a app TONE Free para configurar o equalizador para alguns tipos de música, já que nem todas soam bem no modo ‘Bass Boost’, activado por defeito. Para ouvir música, preferimos o ‘Immersive’ e o ‘Treble Boost’ na maioria das vezes. No entanto, quando usamos estes headphones para jogar ou ver filmes, o modo ‘3D Sound Stage’, que não funciona bem para música, é sem dúvida o mais adequado. Há ainda a vantagem de conseguirmos personalizar a equalização e gravar esse modo.

Os TONE Free da LG têm cancelamento de ruído activo (ANC), mas este não é muito poderoso e tão eficaz como em alguns auscultadores rivais. No entanto, o ANC faz o seu papel moderadamente bem e bloqueia eficazmente as frequências mais altas. Relativamente aos comandos, que funcionam como a maioria dos auscultadores sem fios, com uma série de toques, são muito responsivos e podem ser personalizados através da aplicação móvel.

Estes LG têm Bluetoohth 5.2, o que permite uma ligação estável e a grande distância: conseguimos ir de uma ponta à outra da casa sem perder a qualidade de som. Além disso, trazem um cabo USB-C/Aux (mini jack) que permite usar a caixa como transmissor para ligar estes auscultadores a dispositivos sem Bluetooth; basta ligar o cabo e o interruptor presente na case. Outro factor diferenciador é o sistema UVnano que limpa os headphones e elimina, segundo a LG, 99,9% das bactérias em apenas cinco minutos – para isso a caixa tem de estar a carregar.

A autonomia é outro ponto forte destes headphones, com a bateria a durar cerca de dez horas, isto sem o ANC ligado. Já a caixa permite dar energia por mais quase um dia e em que apenas cinco minutos permitem uma hora de utilização e tem carregamento rápido.

A verdade que estes TONE Free FP9 da LG só pecam por não terem carregamento por indução e por o preço ser um pouco elevado, mas que até se justifica se se conseguir comprá-los numa das promoções de algumas lojas e que retiram ao PVP quase 50 euros.

Nota 4,5/5
lg.com/pt | €199,99