Depois do evento que aconteceu no final de Janeiro, a iniciativa da Microsoft centrada nas novas tecnologias e na educação regressa para uma espécie de spin-off: um hackathon.
O objectivo desta competição é «encontrar soluções, ferramentas ou softwares inovadores» que permitam «ultrapassar as fronteiras da tecnologia para construir um futuro Low Carbon».
Vencedor do hackathon ganha três mil euros
O Building The Future Hackathon tem cinco mil euros para dar aos melhores projectos: três mil euros para o vencedor; mil e quinhentos euros para o segundo lugar e quinhentos para o terceiro.
Entre as áreas onde decorrem os desafios propostos pelo Building The Future estão as baterias para veículos eléctricos, energia solar e os postos de abastecimento de hidrogénio.
Cinco finalistas em votação pública
As inscrições estão abertas até 20 de Fevereiro para equipas até cinco elementos; os participantes têm «até 6 de Março para escolher o desafio e desenhar uma primeira concepção do projecto».
Depois, os dez melhores projectos passam à segunda fase, onde vão desenvolver a ideia (até 27 de Março); segue-se um pitch ao júri e a consequente selecção de cinco finalistas que entram em votação pública entre 31 de Março e 7 de Abril.