BIA e Beatriz, as novas assistentes virtuais do Bankinter têm IA e falam connosco ao telefone

A BIA e a Beatriz foram criadas em parceria com a IBM e «incorporam os mais recentes avanços tecnológicos de inteligência artificial».

©TheRegisti
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Como tem acontecido com vários bancos a nível nacional e mundial, o Bankinter também já tem uma assistente virtual que pode ajudar os clientes a tratar de assuntos básicos, relacionados com as suas contas.

As novidades deste banco espanhol com presença em Portugal são a BIA (Bankinter Interactive Assistant) e a Beatriz – a primeira está “responsável” pelos clientes do banco e a segunda pelos utilizadores do Bankintercard, a linha de cartões de crédito que o banco tem em parceria com várias entidades, como o FC Porto, Vodafone e, mais recentemente, com as lojas Toys ‘R’ Us.

Alô, BIA; alô, Beatriz

Contudo, estas assistentes pessoais não têm um “formato” igual às que existem noutros bancos, como por exemplo na Caixa Geral de Depósitos (que anunciou o primeiro recurso nacional deste género em 2020), acessível a partir da app. O Bankinter apostou num modelo de assistente virtual pelo telefone.

Assim quando os clientes do banco ou os utilizadores dos cartões contactarem as respectivas linhas de apoio telefónico, são atendidos pela BIA e pela Beatriz, respectivamente.

Segundo o Bankinter, ambas conseguem reconhecer pedidos dos clientes, ainda que simples, como «activação de cartões, recuperação de códigos de acesso, cancelamento urgente de cartão em caso de perda, furto ou roubo».

IBM e Bankinter são os pais das ‘bias’

Sempre que este contacto se mostre limitado ou quando o utilizador quiser ter um contacto mais pessoal com o apoio ao cliente do banco, é possível optar pela transferência da chamada para uma pessoa de “carne e osso”.

A BIA e a Beatriz foram criadas em parceria com a IBM e «incorporam os mais recentes avanços tecnológicos de inteligência artificial»; de acordo com o Bankinter, ambas têm «capacidade de aprendizagem e progresso contínuos».