PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Bairro garante entregas de produtos de mercearia em quinze minutos
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Startup > Bairro garante entregas de produtos de mercearia em quinze minutos
Startup

Bairro garante entregas de produtos de mercearia em quinze minutos

Mafalda Freire
Publicado em 6 de Fevereiro, 2022
Tempo de leitura: 5 min

A Bairro foi criada Artem Kokhan e Milana Dovzhenko (na foto) em plena pandemia. Os empreendedores, que já trabalhavam na área do e-commerce há oito anos e tinham uma empresa em Portugal, decidiram criar um novo projecto ligado ao quick commerce já que ambos conheciam bem a realidade deste tipo de comércio, que na Rússia, nos EUA e na China é uma realidade há alguns anos. Milana Dovzhenko, co-fundadora da startup, explica que o País e a Europa, em geral, «estão atrasados na área do Foodtech» e, por isso, viram que existia «uma oportunidade já que a oferta e a procura de eGroceries era totalmente diferente, as pessoas queriam valorizar o seu tempo e aderir a novas tecnologias».

- Publicidade -

A responsável esclarece que desenvolveram «uma aplicação e começaram a testá-la e os resultados forma muito encorajadores» e por isso, em Março de 2021, abriram a «primeira dark store» (uma mercearia igual às outras, mas à qual o cliente não vai presencialmente).

Hoje têm cinco lojas – Marquês de Pombal, Laranjeiras, Parque das Nações, Carnaxide e Benfica – e garantem entregas em quase toda a cidade de Lisboa com tempo médio de entrega de quinze minutos e sempre em menos de trinta. Além de entregas rápidas, a Bairro não tem taxa de entrega, pedido mínimo e proporciona uma gama de produtos que corresponde aos «top sellers e às marcas mais consumidas em Portugal». Outro factor diferenciador da startup é que os estafetas são contratados directamente – Milana Dovzhenko justifica: «Os estafetas são a nossa cara junto dos consumidores. Fornecemos todo o equipamento, desde a bicicleta ou moto eléctrica, a casacos, camisolas e mochilas. Com tudo isto a qualidade dos colaboradores aumenta bastante. Penso que fomos a primeira startup de entregas a colocar os estafetas a trabalhar directamente para a empresa».

Ajudar com o desperdício alimentar
A co-fundadora alerta que «não estão a pensar substituir os supermercados», mas sim a promover um consumo responsável e garantir que o quando um consumidor precisa de um produto pode pedi-lo facilmente em vez e estar a ir de carro a uma loja». A empreendedora salienta ainda que o modelo de quick commerce pode ajudar no «desperdício alimentar». Em Milana Dovzhenko acredita que se «o consumidor for educado a ter um consumismo responsável é melhor para a sustentabilidade. É que não é preciso comprar a mais como se faz habitualmente com medo que falte algo. Assim, isto ajuda a reduzir o desperdício alimentar já que as produções podem ser feitas mais de acordo com os consumos».

Sobre a concorrência, a responsável realça que são os «hipermercados porque o consumidor ainda não está educado para comprar através de uma aplicação móvel» e vê outras apps de entregas como «concorrentes indirectos já que algumas têm taxas de entrega e não têm garantias de stock».

Começar pequeno para expandir
Tudo começou com a dark store do Marquês de Pombal, como salienta a co-fundadora: «A nossa actividade iniciou-se de forma hiperlocal para garantir que tínhamos uma equipa forte que garantisse que todos os processos eram feitos de forma correcta. O nosso objectivo não era ser uma grande organização, mas estarmos bem organizados para conseguirmos replicar o modelo nas próximas dark stores e é o que tem vindo a acontecer». Milana Dovzhenko diz que um dos próximos passos é «expandir a gama de produtos alimentares e bens de consumo», assim como «apostar nos produtos farmacêuticos». A ideia é a chegar ao Porto e depois expandir para todo o País, mas há já planos de internacionalização. Espanha e Marrocos são os mercados-alvo e Milana Dovzhenko destaca que, para isso, é preciso que a parte tecnológica esteja bem desenvolvida. O investimento de 1,2 milhões de euros conseguido recentemente será, então, aplicado ao desenvolvimento da plataforma de quick commerce e para aumentar a equipa, que deve triplicar e chegar aos 150 colaboradores no final do ano.

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:BairroDark StoresEmprendedorismoentregas em casaFoodTechQuick CommerceStartup
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Startup

Bhout cria saco de boxe inteligente para promover o desporto

Tempo de leitura: 4 min
Startup

UpHill quer melhorar a qualidade e aumentar a eficácia dos cuidados de saúde

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Framedrop.ai ajuda criadores e editores de conteúdos a serem mais eficientes

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}