Asus ROG Strix Arion S500

Um SSD externo com a devida personalização ROG e iluminação RGB programável.

Se as unidades SSD são a melhor solução para armazenar dados dentro do seu computador, por que não usar uma para transferir dados entre dispositivos? Foi esta a ideia da Asus ao criar o ROG Strix Arion S500, essencialmente um SSD externo com a devida personalização ROG e a já popular iluminação RGB programável Aura Sync, que pode ser sincronizada com os restantes dispositivos Asus do seu PC.

Abrindo a pequena caixa em alumínio, que pode ser feita usando a tradicional chave para inserir cartões SIM nos smartphones, encontramos um módulo SSD M.2 de 500 GB com um controlador Phison PS5012, preparado para lidar com velocidades que chegam aos 3200 MB/s de leitura sequencial e 1000 MB/s de escrita sequencial. Porém, talvez devido ao conversor NVMe para USB 3.2 Gen2, o ROG Strix Arion S500 só conseguiu chegar aos 932 MB/s de velocidade de leitura e 757 MB/s de velocidade de escrita, um valor ligeiramente inferior aos 1050 MB/s anunciados pela Asus. Tratando-se de um dispositivo da gama ROG, esperávamos um pouco mais, como acontece com a solução rival mais parecida, o Western Digital Black P50, que tem o dobro da velocidade, embora seja significativamente mais caro.

Ainda assim, este Asus tem a vantagem de incluir um sistema de encriptação de ficheiros de 256-bit AES, bem como do software NTI Backup Now EZ. Por fim, temos pena de a Asus não ter incluído um cabo adicional USB-C para USB-A (o que poderia tornar este SSD portátil mais prático e compatível com um maior número de dispositivos) e de este disco não ter mais capacidades, como 1 ou 2 TB.


Distribuidor: Asus

Preço: €129


Ficha Técnica

Capacidade: 500 GB
Ligações: USB 3.2 Gen2x1
Dimensões: 124,57 x 47,76 x 10,85 mm
Peso: 107 gr


Selo PCGuia Excelência