5 alternativas gratuitas ao Acrobat Reader que fazem muito mais

Não precisa de comprar o Acrobat para poder editar ficheiros PDF. Vejamos 5 alternativas gratuitas que permitem editar.
Adobe

Hoje em dia, qualquer browser web consegue ler ficheiros PDF. Da mesma forma, muitas aplicações de produtividade e sistemas operativos conseguem converter ficheiros de texto ou de imagem em PDF.

A aplicação oficial de gestão de ficheiros PDF da Adobe é a Acrobat DC, que faz parte da Creative Cloud, o conjunto de aplicações, que inclui o Photoshop, Illustrator e o Premiere.

Ao mesmo tempo, Adobe oferece gratuitamente o Acrobat Reader, um programa, que, como o nome indica, serve apenas para abrir e ler ficheiros PDF e que não permite fazer muito mais edições do que anotar os ficheiros.

Por isso, se precisar de editar um ficheiro PDF, tem de fazer uma assinatura da Creative Cloud para ter acesso à aplicação de edição sem limitações. No entanto, há software gratuito que permite editar estes ficheiros. Aqui ficam 5 opções.

 

Bullzip PDF Studio

Bullzip

Se quiser um leitor de ficheiros PDF que faça mais do que o oficial, como rodar páginas, fundir páginas de ficheiros diferentes e remover páginas de um documento, o Bullzip PDF Studio é uma boa opção.

Como todas as funcionalidades disponíveis estão na barra de ferramentas no topo da janela, a interface é fácil de usar. Basta clicar na ferramenta que quiser usar e depois editar directamente o ficheiro. Pode ainda rodar as páginas, alterar as suas dimensões, anexar ficheiros ao documento PDF ou adicionar e fazer buscas em anotações e comentários. Pode ainda arrastar as páginas para alterar a sua ordem no documento.

Desenvolvido por: Bullzip
Licença: Freeware
Sistema operativo: Windows
Tamanho do ficheiro: 85,8 MB

PDF Split and Merge Basic

PDFSAM

Esta aplicação permite-lhe dividir um ficheiro PDF em várias partes, com o número de páginas que o utilizador quiser. Pode ainda separar ficheiros por tamanho ou por bookmark.

Por defeito, o programa comprime os ficheiros quando os grava para que ocupem menos espaço. Se o utilizador quiser manter a qualidade das imagens que estão no documento, pode desligar esta funcionalidade.

A ferramenta de fusão de documentos PDF, permite criar índices automaticamente, normalizar a largura das páginas, adicionar rodapés com o nome do ficheiro em cada página, adicionar páginas em branco em documentos com um número ímpar de páginas, para facilitar a impressão duplex.

Também está disponível uma funcionalidade de rotação de páginas e também uma funcionalidade de extracção de páginas, para que possa criar documentos PDF a partir de outros.

Esta aplicação está disponível para Windows, macOS e Linux em versão de instalação ou portátil para que a possa colocar numa pendrive para usar em qualquer computador.

Desenvolvido por: Sober Lemur
Licença: Freeware
Sistema operativo: Windows/macOS/Linux
Tamanho do ficheiro: 56,5 MB

Sejda PDF Desktop

Sejda

Se faz trabalho mais sério de edição de ficheiros PDF, mas não está disposto a pagar uma assinatura da Adobe, o Sejda PDF pode ser o que precisa. Este programa está disponível numa versão de demonstração limitada ao tamanho dos ficheiros PDF que gera, mas não em tempo ou funcionalidades. Todos os dias, o programa deixa fazer três edições de fundo em ficheiros até 200 páginas e 50 MB.

Uma das funcionalidades mais interessantes deste programa é a possibilidade de se editar texto directamente no ficheiro PDF sem perder a formatação. No entanto, o programa tem alguma dificuldade em reconhecer espaços que sejam inseridos para formatar o texto, por isso é mais aconselhável para fazer pequenas edições ou correcções no texto.

O Sejda consegue converter ficheiros PDF para Word, Excel ou ficheiros de texto sem formatação.

Desenvolvido por: Sejda
Licença: Freeware
Sistema operativo: Windows/macOS/Linux
Tamanho do ficheiro: 242 MB

Scribus

Se quiser criar um ficheiro PDF do zero, o Scribus é o programa para si. Tal como acontece com outros programas de desktop publishing, o texto e as imagens são adicionados em espaços específicos, o que é bastante útil quando quer conter o texto a uma área específica da página ou quando quiser reenquadrar imagens. As ferramentas de criação de ficheiros PDF incluem a inclusão de botões e anotações.

Este programa está disponível em várias línguas para Windows, macOS e Linux.

Desenvolvido por: Scribus
Licença: Freeware
Sistema operativo: Windows/macOS/Linux
Tamanho do ficheiro: 105 MB

Inkscape

Inkscape

O Inkscape é mais conhecido como editor de ficheiros SVG. É isto que o torna útil quando é necessário criar ficheiros PDF com texto e ilustrações. Com este programa é possível adicionar, editar e remover imagens.

Nesta aplicações só é possível editar uma página de cada vez, por isso é necessário ter outra aplicação que consiga juntar todas as páginas num único ficheiro PDF.

O Inkscape está disponível para Windows, macOS e Linux e em muitas línguas.

Desenvolvido por: Inkscape
Licença: Freeware
Sistema operativo: Windows/macOS/Linux
Tamanho do ficheiro: 127 MB