Sony e Panasonic reforçam aposta no OLED com novas gamas de televisões para 2022

Da parte da Sony, os modelos são 4 e 8K, com tamanhos que chegam às 85 polegadas; já as propostas da Panasonic não vão além das 77 polegadas.

©Panasonic
©Panasonic

As duas marcas japonesas anunciaram novas televisões topo de gama com tecnologia OLED e de grandes dimensões. Da parte da Sony, os modelos são 4 e 8K, com tamanhos que chegam às 85 polegadas; já as propostas da Panasonic não vão além das 77 polegadas.

Na oferta desta última marca, a novidade é a série LZ2000, que também inclui TV de 55 e 65 polegadas. Um dos destaques são as capacidades de gaming, um mercado para que algumas marcas têm estado a despertar nos últimos tempos.

Estes modelos da Panasonic vêm equipados com a Game Control Board, uma plataforma que detecta de forma automática placas gráficas da Nvidia, quando a TV se liga a um PC, ajusta a resposta do ecrã para 60 Hz e é compatível com HDMI 2.1.

Além disso, as LZ2000 têm ainda um sensor de luminosidade (no modo Auto AI) que identifica a temperatura de cor da iluminação das casas e ajusta o tom da imagem, sensor esse que trabalha com o processador HCX Pro AI. em relação às tecnologias de imagem, esta série tem «HDR, Dolby Vision IQ, Dolby Vision, Filmmaker Mode e HDR10 + Adaptive». Sobre preços e data de chegada às lojas não há informações oficiais.

©Sony
©Sony | A A95K é um dos principais topos de gama da Sony.

Do lado da Sony, as novidades são as TV Bravia XR: Z9K 8K, A95K e A90K da série Master, X95K 4K Mini LED, A80K 4K OLED e X90K 4K LED. O principal destaque é a presença do Cognitive Processor XR.

Segundo a marca, este processador «reproduz os conteúdos da forma como as pessoas veem e ouvem, oferecendo uma experiência incrivelmente realista», com um «contraste extraordinário e cores incrivelmente vívidas».

As novas Sony trazem ainda uma espécie de webcam, a Bravia Cam, que possibilita o controlo das TV por gestos e fazer videochamadas, entre outras capacidades. Para conhecer mais detalhes sobre as TV Sony lançadas hoje, pode ver as características completas aqui.

Como acontece com os modelos da Panasonic, as novas Bravia também não têm ainda datas de lançamento e preços.