Nvidia pede para adiarem o lançamento da nova GeForce RTX 3090 Ti

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Revelada no passado dia 4 de Janeiro, durante a sua conferência no CES 2022, a Nvidia terá pedido aos parceiros para adiarem o lançamento da nova GeForceRTX 3090 Ti, que deveria chegar ao mercado no próximo dia 27 de Janeiro. As razões, embora não confirmadas, poderão estar relacionadas com problemas relacionados com a BIOS e o hardware da própria placa, o que levou a Nvidia a adiado o embargo às primeiras análises, que deveriam ser publicadas esta semana.

Curiosamente, e embora a Nvidia não tenha revelado todos os detalhes técnicos desta nova placa gráfica topo de gama, são os próprios parceiros que têm vindo a revelar os detalhes em falta através das páginas de características técnicas dos seus modelos. Um desses exemplos é a impressionante MSI GeForce RTX 3090 Ti SUPRIM X, que utilizará três ligações PCIe de oito contactos, em vez da nova ligação de 16 contactos que a Nvidia tinha apresentado.

VideoCardz.com

Estas ligações serão essenciais para garantirem os 480W de energia necessários para alimentar esta placa gráfica, o que significará que, se a associar a um sistema topo de gama, com um processador AMD Ryzen 9 5950X ou um Core i9-12900K, terá que utilizar uma fonte de alimentação com, pelo menos, 1000 Watts de potência.

MSI

Através dessa mesma página da MSI, ficámos a saber que esta placa utilizará o GPU GA102-350 com 84 unidades computacionais, que por sua vez incluem 10752 núcleos CUDA, 84 núcleos RT e 336 núcleos Tensor. Este modelo da MSI, por se tratar de uma versão com overclock de fábrica, trabalhará com o GPU a 1880 MHz em modo Gaming, e a 1900 MHz usando o modo Extreme, activado via software (MSI Center).

VideoCardz.com

Para tornar a situação ainda mais estranha, começaram a surgir em distribuidores europeus os preços destas novas placas gráficas, e os mesmos são, no mínimo, pornográficos. Até ao momento, na Alemanha, o preço mais baixo para esta MSI GeForce RTX 3090 Ti SUPRIM X é de 3201 euros, o que com a margem de lucro da loja, e a diferença de IVA para Portugal, poderá facilmente elevar o preço deste modelo para os 4000 euros.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version