Microsoft PowerToys com mais funcionalidades

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Microsoft lançou esta semana, uma actualização para a sua colecção de utilitários para Windows PowerToys, que inclui a funcionalidade Always On Top e uma funcionalidade que permite agora fazer buscas na web directamente a partir do Ambiente de Trabalho, através do PowerToy Run. Esta funcionalidade, é muito semelhante ao Spotlight que existe no macOS. A nova versão, 0.53.1, inclui ainda muitas resoluções de problemas que foram reportados pelos utilizadores.

A funcionalidade Always On Top (sempre em cima), como o nome indica, permite a qualquer aplicação estar à frente de todas as outras, mesmo que o foco esteja noutra janela. Muitas aplicações já suportam esta funcionalidade, mas, com esta novidade dos PowerToys, pode agora ser usada em qualquer programa à escolha do utilizador. Esta funcionalidade é particularmente útil para quem usa aplicações mais antigas em vários monitores.

Como os jogos colocam automaticamente as suas próprias janelas, por cima de todas as outras que possam estar abertas no Ambiente de Trabalho, a funcionalidade Always On Top inclui também um modo de jogo, que permite que os gráficos dos jogos se sobreponham às janelas das aplicações que estão definidas para estarem sempre à vista. As definições desta funcionalidade, incluem a possibilidade de definir um rebordo colorido à volta da janela da aplicação e mesmo a possibilidade de reproduzir um som quando uma aplicação é trazida para primeiro plano. O utilizador pode ainda excluir aplicações e activar a funcionalidade através da combinação de teclas Windows+CTRL+T.

A segunda funcionalidade que foi acrescentada aos PowerToys é a possibilidade de se fazerem buscas na web com o Powertoys Run. A Microsoft lançou esta funcionalidade há cerca de dois anos e, tal como o Spotlight do macOS, permite procurar aplicações rapidamente directamente a partir do Ambiente de Trabalho. Nesta nova versão, permite também fazer buscas na Internet, usando o browser e motor de busca que estão definidos no sistema operativo.

A combinação de teclas para activar esta funcionalidade é ALT+SHIFT+Espaço e depois basta escrever o que quiser. 

Os PowerToys são gratuitos e estão disponíveis através do GitHub ou da loja Microsoft.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version