Chegaram os primeiros equipamentos da nova Fab 34 da Intel na Irlanda

Estão a chegar os primeiros equipamentos para a nova unidade da fábrica da Intel na Irlanda, que corresponde a um investimento de 7 mil milhões de dólares, e que estará operacional já em 2023.

Intel Corporation

Apesar de continuarem à procura das condições ideais (localização e apoio estatal) para a construção de uma nova fábrica na Europa, a Intel tem estado a investir na sua actual fábrica em Leixlip, na Irlanda. Esta fábrica, que até ao momento tem sido utilizada para produzir chips semicondutores de 14 nm, iniciou o processo de expansão da mesma em 2019, sendo esperada a conclusão da nova unidade, designada de Fab 34, para 2023.

Este processo de expansão, que implicou um investimento de 7 mil milhões de dólares (6.17 mil milhões de euros), vai permitir a construção de material semicondutor, utilizando o novo processo Intel Node 4, que corresponde a um processo de fabrico de 7 nm, utilizando um processo de EUV (Extreme UltraViolet).

Entretanto, a Intel revelou imagens da chegada dos primeiros equipamentos para essa nova unidade fabril, que estão a ser fabricados pela própria Intel, nas fábricas do Arizona, Novo México, Oregon e Malásia. Estes primeiros equipamentos serão utilizados para a aplicação de camadas nas waffers de silício, antes do alinhamento e exposição nos scanners de EUV.

Estas waffers serão posteriormente enviadas para as máquinas da unidade de litografia, para serem aplicadas em fornos específicos, sendo posteriormente aplicadas novas camadas (se necessário), e os respectivos cortes precisos, para que os pequenos chips possam avançar para a fase de encapsulamento, dando assim origem a um processador tradicional, de encaixe LGA.