AOC Agon Pro AG324UX

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Se, no passado, só os ecrãs do tipo TN ofereciam velocidades adequadas para jogar, é com bastante satisfação que encontramos monitores como este AOC, com ecrã IPS, a oferecer uma excelente velocidade aliada a uma excepcional qualidade de imagem.

O painel IPS de 10-bit do Agon Pro AG324UX traz tudo aquilo de que precisa, seja para jogar ou trabalhar, como a elevada resolução (4K UHD) com HDR (certificação Vesa DisplayHDR 400), dezasseis zonas de gestão independente de iluminação (para um brilho mais uniforme e um contraste mais convincente), mais de um milhão de cores e a capacidade de reproduzir 99,8% do espectro de cores DCI-P3; o ecrã vem ainda calibrado de fábrica com um delta E inferior a 2 (esta unidade tinha 1.09).

Claro que nada disto tem grande relevância para quem joga e é para esses que vão as seguintes características técnicas que diferenciam este monitor: 144 Hz de taxa de actualização, 1 ms de tempo de resposta (GtG) e compatibilidade com Nvidia G-Sync e AMD FreeSync Premium Pro.

Não nos podemos esquecer de detalhes como o sistema de iluminação RGB personalizável no painel traseiro e na faixa inferior do ecrã, no projector do logótipo da marca (Agon), do suporte ajustável para auscultadores e das inúmeras ligações disponíveis, como duas entradas HDMI 2.1, essenciais para tirar total partido das consolas de última geração da Sony e Microsoft. Temos ainda uma entrada DisplayPort 1.4, uma ligação USB-C 3.2 capaz de receber sinal de vídeo (via DisplayPort) ao mesmo tempo que alimenta o dispositivo até um máximo de 90 W (via Power Delivery), um hub USB 3.2, entrada de microfone e saída para auscultadores.

E já que falamos em som, este AG324UX inclui dois altifalantes estéreo de 8 W cada, com certificação DTS, mas não espere milagres neste campo. Destaque ainda para o original Quick Switch, um comando (com cabo) que permite aceder e controlar, remotamente, os menus do monitor; e o switch KVM integrado, que permite usar o ecrã, um teclado e rato (ambos ligados por USB) para trabalhar com múltiplos computadores, bem como dividir o ecrã para duas fontes de sinal em simultâneo.


Distribuidor: AOC

Preço: €1139


Ficha Técnica

Ecrã: 31.5” IPS
Tempo de Resposta: 1 ms
Taxa de actualização: 144 Hz
Resolução Máxima: 3840 x 2160
Ligações: 2 x HDMI 2.1, DisplayPort 1.4, USB-C 3.2 (90W PD), 4 x USB 3.2, jack 3.5 mm
Dimensões: 714 x 499,6 x 400,1 mm


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version