Toshiba apresenta novo disco de 18 TB

A Toshiba e a Showa Denko usam novos tipos de tecnologia MAMR neste novo dispositivo de armazenamento.

Toshiba

Na semana passada, a Toshiba apresentou o seu disco rígido mecânico para dispositivos NAS MN09. Este disco usa um novo tipo de tecnologia Microwave-Assisted Magnetic Recording (MAMR). A tecnologia Flux Control MAMR permite uma maior densidade de dados em cada prato do disco. O MN09 tem uma velocidade de rotação de 7200 RPM, um buffer de 512 MB e uma taxa de transferência máxima de 268 MiB/s.

Pouco tempo depois da apresentação do MN09, a Showa Denko anunciou que está a trabalhar com a Toshiba para o desenvolvimento de discos rígidos que usam a tecnologia Microwave-Assisted Switching (MAS) MAMR para aumentar ainda mais a capacidade de armazenamento para chegar ao objectivo dos 30 TB numa única unidade. Esta tecnologia, usa um efeito de oscilação magnética forte para conseguir gravar os dados numa faixa muito mais fina do que a que se conseguia nas gerações anteriores da tecnologia MAMR.

A Western Digital anunciou a tecnologia MAMR em 2017, e disse que em 2025 iria conseguir construir discos rígidos com 40 TB. No início deste mês, o CEO da empresa falou acerca da possibilidade de conseguirem construir discos com 30 TB de capacidade, através de tecnologias de aumento da densidade de gravação, como as ePMR, SRM e HAMR. A tecnologia MAMR não foi mencionada de todo. A Western Digital já usou a tecnologia OPtiNAND, um novo método de armazenamento que usa metadados, numa drive de 20 TB que foi lançada no mês passado.

A Seagate lançou uma drive de 20 TB, que usa tecnologia HAMR, no ano passado e quer chegar aos 30 TB de capacidade em meados desta década. A empresa até pensa que vai conseguir chegar aos 100 TB em 2030.