Raspberry Pi também está com problemas de disponibilidade

Achava que eram só as placas gráficas que estão impossíveis de comprar? As populares motherboards Raspberry Pi também estão esgotadas, e alguns modelos só deverão chegar em 2023...

Raspberry_Pi_4_Model_B_-_Side

Não são só as placas gráficas e os processadores que estão com problemas de disponibilidade, o que tem feito o seu preço subir vertiginosamente. Aparentemente, também as pequenas motherboards Raspberry Pi 4 estão com problemas de disponibilidade, existindo lojas que estão a atribuir, como estimativa, uma espera de 52 semanas para a variante de 4 GB de memória RAM.

Em Portugal, os equipamentos Raspberry Pi são distribuídos oficialmente pela Mauser, e segundo a loja oficial, todas as versões Raspberry Pi 3 e Raspberry Pi 4 estão esgotados, com previsão de chegada de alguns modelos para Janeiro de 2022, Fevereiro e Março, existindo mesmo um modelo, o Raspberry Pi 3 Model B+ de 1 GB ter como previsão 2023…

Escusa de procurar internacionalmente, pois lojas como a Digi-Key, Micro Center, Seeed, Adafruit, Mouser, Pimoroni, Vilros e The Pi Hut também estão com os inventários esgotados, ou muito limitados.