Lenovo IdeaPad Duet Chromebook

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

Tal como aconteceu com outras tecnologias, os computadores com sistema operativo da Google, conhecidos como Chromebooks, só agora chegaram a Portugal, dez anos depois do lançamento do primeiro modelo.

A ideia por trás destes computadores é a construção de hardware para trabalho e educação a preços mais baixos que as ofertas com Windows ou macOS. Os fabricantes que optaram por criar máquinas para este sistema operativo, oferecem soluções com processadores x86 e também com outros baseados na arquitectura da ARM, semelhantes aos que se encontram nos smartphones ou tablets Android e iOS.

O IdeaPad Duet da Lenovo pertence ao segundo grupo, o das máquinas com processadores ARM. Trata-se de um Mediatek P60T com oito núcleos, que funciona a uma velocidade de 2 GHz, mas que pode chegar aos 2,8. A memória RAM é LPDDR4X de 4 GB e o sistema de armazenamento flash tem 128 GB.

Este Lenovo não é um portátil, no sentido estrito da palavra, é um tablet que, dentro da caixa, tem também uma capa magnética (que serve de apoio para se manter na vertical em cima da mesa) e um teclado com trackpad. O ecrã é LCD, sensível ao toque com dez polegadas (1920 x 1200). As ligações físicas resumem-se a uma entrada USB Type-C, o que é manifestamente pouco. Se o utilizador quiser, pode ligar o IdeaPad a redes sem fios até à norma 802.11 ac e emparelhar outros dispositivos através de Bluetooth 4.2.

O ChromeOS é um sistema baseado em Linux (tal como o Android), que tem o objectivo de ser leve e de poder executar as várias aplicações do universo Google, como as aplicações que encontra no serviço Google Drive e também de terceiros. Este computador também permite a execução de aplicações para Android.

O IdeaPad Duet Chromebook desperta algumas impressões contraditórias: por um lado, o facto de ser um tablet é uma mais-valia no que respeita à portabilidade, mas se o quiser usar como computador, o suporte não ajuda muito se o usarmos no colo. O sistema de instalação da capa/suporte é magnético, mas não tem muita força, logo tudo se desmantela facilmente.

O teclado é silencioso e confortável de usar, mas o trackpad é pequeno e não tem grande precisão. O facto de ter apenas uma entrada nega um pouco a vantagem da portabilidade, porque se quiser usar mais hardware, terá de usar um hub para aumentar a quantidade de ligações disponíveis.

Nos nossos testes, a bateria durou mais de dezassete horas num tipo de utilização mista, o que é muitíssimo bom para quem precisa de andar na estrada, sem grandes hipóteses de ligar o IdeaPad a uma tomada para o carregar.

Em termos de desempenho, o IdeaPad Duet oferece uma experiência de utilização agradável. No entanto, nas medições, os dados obtidos colocam esta máquina no meio da tabela, com o desempenho comparável ao de um portátil com um processador Core i5 da Intel. O desempenho gráfico em 3D é fraco, porque simplesmente o GPU do Mediatek não tem capacidade para competir com outras ofertas semelhantes.


Distribuidor: Lenovo

Preço:€299,99


Benckmarks

  • PCMark 10 Essencial: 7150
  • PCMark 10 Produtividade: 6515
  • PCMark 10 Bateria (minutos): 1027
  • 3DMark Cloudgate: 1795

Ficha Técnica

Processador: MediaTek P60T 8-core/8-thread 2,0 GHz (pode chegar aos 2,8 GHz)
Placa Gráfica: ARM G72 MP3 a 800 GHz
Memória RAM: 4 GB LPDDR4X
Armazenamento: 128GB eMMC
Ecrã: 10,1 polegadas, 1920×1200 IPS, sensível ao toque
Câmara: 8 MP (traseira), 2 MP (frontal)
Ligações sem fios: 802.11 AC, Bluetooth 4.2, USB Type-C
Dimensões: 239,8 x 159,8 x 7,35 mm
Peso: 920 gramas (com capa e teclado)

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version