Este acessório USB pode bloquear ou autodestruir os dados do seu portátil em caso de roubo

O fecho magnético do cabo BusKill desencadeia automaticamente o bloqueio do computador se for removido.

Buskill

Com os ataques, vírus e outras ameaças actuais, manter a segurança da informação que está num computador pode ser uma tarefa difícil, mas, se o computador for roubado, o ladrão pode ficar com acesso a tudo o que lá está gravado. Para tentar resolver este problema, há um novo acessório chamado BusKill, que é um dispositivo USB que pode autodestruir a informação gravada no computador em caso de roubo.

O BusKill é um cabo com um fecho magnético que age como um interruptor automático, que é activado no caso de alguém levar o computador e desligar o cabo. Este dispositivo já existe há alguns anos, mas sob a forma de um projecto ‘faça você mesmo’. O utilizador tinha de construir todo o hardware e compilar todo o código do software, que apenas funcionava em Linux.

Agora, o cabo já pode ser comprado e a aplicação que o controla já está disponível para macOS, Windows e Linux, sem ser necessário compilá-la. O sistema pode ser armado e desarmado directamente a partir da aplicação.

Quem desenvolveu este dispositivo, diz que foi pensado para ser usado por jornalistas, activista, viajantes e pessoas envolvidas em transacções com criptomoedas. Mas claro que qualquer utilizador pode beneficiar das suas funcionalidades.

A configuração e utilização são bastante simples, basta ligar o cabo numa entrada USB Type-A no computador. A parte fixa do cabo tem um mosquetão na ponta, que pode ser agarrado à roupa do utilizador. De seguida, arma-se o sistema. A partir desse momento, se alguém pegar no computador e o levar, a ligação magnética é interrompida e a aplicação bloqueia logo a máquina.

Neste momento, o BusKill apenas consegue bloquear o Windows ou o macOS. os utilizadores de Linux têm mais opções, porque podem configurar um comando de “autodestruição” que redefine as chaves criptográficas do computador, o que faz com que todos os dados fiquem inacessíveis em segundos.

O BusKill custa 99 dólares no site do projecto, mas a transacção tem de ser feita em criptomoeda, ou no Crowd Supply, onde pode comprá-lo com moeda tradicional.