Asustor Drivestor 2 Pro AS3302T

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Os NAS são daquele tipo de dispositivos que a maioria dos utilizadores não sabem que precisam de ter até usarem o primeiro. Este hardware é uma forma simples de ter um espaço de armazenamento centralizado numa rede local, que permite a partilha de ficheiros entre várias pessoas. Mas, hoje em dia, até são bastante mais que isso. Podem ser usados como servidores de impressão, ajudar no download de ficheiros através de redes de partilha, serem servidores de média, clouds pessoais, gerir sistemas de videovigilância e muito mais.

O Drivestor 2 Pro da Asustor é um NAS que permite a instalação de dois discos de 3,5 polegadas (ou SSD) que podem ser configurados como uma unidade RAID, com ou sem redundância. Se o utilizador optar pela primeira opção, um dos discos fica com uma cópia dos dados que estão no outro, para o caso de acontecer algum azar. Se optar pela segunda hipótese, fica com uma unidade mais rápida, mas se um dos discos falhar, corre o risco de perder tudo.

Este NAS da Asustor tem uma única entrada RJ-11 para a ligação em rede que permite velocidades até aos 2,5 Gbps. As outras entradas são três USB 3.2 em formato Type-A, para a ligação de discos externos ou impressoras.

A montagem dos discos pode ser feita sem recorrer a qualquer ferramenta, o que é um forte ponto a favor. A controlar tudo está um processador Realtek, baseado em tecnologia da Arm, com quatro núcleos que funcionam a 1,4 GHz. A acompanhá-lo estão 2 GB de memória RAM DDR4, que não podem ser ampliados.

Embora a Asustor não venda o Drivestor 2 com discos, a unidade que nos foi enviada para testes vinha com dois Western Digital Red Plus de 4 TB, projectados para utilização em NAS com uma velocidade de rotação de 5400 rpm e 64 MB de memória cache.

Tal como acontece com outros NAS, a Asustor usa um sistema operativo Linux para fazer funcionar esta unidade. O utilizador pode, depois, instalar aplicações que são descarregadas através da loja da Asustor para acrescentar mais funcionalidades. A configuração inicial é muito simples, feita através de um assistente que facilita o processo, mesmo se o utilizador não tiver muita experiência neste tipo de configurações.

A minha rede é apenas gigabit, por isso não consigo tirar partido total da velocidade oferecida pela ligação de rede deste Drivestor 2 Pro. Ainda assim consegui obter cerca de 90 MB por segundo de velocidade de escrita e cerca de 80 MB por segundo no teste de leitura. Os testes foram realizados através da cópia de 4,7 GB de ficheiros de vários tamanhos e tipos.


Distribuidor: Asustor

Preço: €218,69+IVA


Ficha Técnica

Processador: Realtek RTD1296, quatro núcleos a 1,4 GHz
RAM: 2GB DDR4
Discos: Duas baías SATA para unidades HDD de 3,5”
Entradas: 2.5-Gigabit Ethernet, 3 x USB Type-A
Configuração dos discos: RAID 0, 1, 5, 6, 10, single drive e JBOD


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version