A Microsoft está a esvaziar o Painel de Controlo no Windows 11

No WIndows 11, a Microsoft continua o processo de migração de funcionalidades do Painel de Controlo para a aplicação Definições iniciado com o Windows 8.

Definicoes_Windows_11

Uma das novidades que foi incluída numa recente build do Windows 11, distribuída aos membros do programa Windows Insider, foi a transferência de várias opções do Painel de Controlo para a aplicação Definições, continuando o processo iniciado no Windows 8.

As definições avançadas de partilha foram movidas para a aplicação Definições na Build 22509 do Windows 11, que foi distribuída aos Insiders a 1 de Dezembro de 2021. 

O Painel de Controlo existe desde as primeiras versões do Windows e tem mudado muito pouco desde o lançamento desde o lançamento do Windows 8, que tem coabitado com a aplicação Definições, duplicando muitas das funções da aplicação mais moderna.

 Nas notas de lançamento da Build 22509 do Windows 11, a Microsoft diz:

Mudámos as definições avançadas de partilha (como a Descoberta de Rede, Partilha de ficheiros e impressoras e a partilha da pasta pública), para uma nova página na aplicação Definições que está em ‘Definições avançadas de rede’.

Fizemos algumas actualizações às páginas específicas em ‘Impressoras e Scanners’ para mostrar mais informação acerca da sua impressora ou scanner directamente na aplicação Definições.

Alguns dos ícones relacionados com as definições de rede e dispositivos do Painel de Controlo passaram a redireccionar para as páginas correspondentes na aplicação Definições.