World of Warships recebe profunda actualização gráfica

Com a nova actualização 0.10.10, o motor gráfico de World of Warships recebe importantes melhorias, como a tecnologia DirectX 11, para mares mais realistas.

Para quem gosta da temática naval, World of Warships é a referência em termos de videojogos relacionados com batalhas navais. Lançado em 2015, este título tem vindo a ser actualizado ao longo dos anos, mas com a chegada da versão 0.10.10, a Wargaming introduz uma revisão profunda ao seu motor gráfico, com a introdução da tecnologia DirectX 11, visto o anterior motor gráfico ainda estar associado ao DirectX 9.

Isto permitiu melhorar significativamente diversos elementos gráficos, nomeadamente na renderização da água, com novos reflexos, novos brilhos e novos tons de água tendo em conta as diferentes condições luminosas. Também o movimento da própria água foi fortemente melhorada, alterando o seu comportamento por um sistema baseado em algoritmos como o FFT (Fast Fourier Transform), que calcula a superfície da água em tempo real e muda suavemente a sua forma, criando ondas de várias alturas e formatos com espuma dinâmica.

Para conferir maior realismo, estes algoritmos têm como base dados obtidos por oceanógrafos que durante anos têm observado mares e oceanos, estudando o seu comportamento. No fundo, o novo modelo de simulação altera não só o aspecto como a forma das ondas, e a sua estrutura, permitindo assim obter efeitos visuais e ópticos mais facilmente, como o reflexo da luz solar nas ondas. O comportamento das mesmas em contacto com os navios foi também fortemente melhorado, sendo o elemento mais diferenciador o novo rasto, mais realista.

 

Debaixo de água também existem melhorias significativas, com a criação de paisagens do fundo do mar para alguns níveis, tendo sido aplicados efeitos visuais adicionais, e reformulado o comportamento dos raios solares ao penetrar na água, variando os mesmos tendo em conta as características da água. Tudo isto para anular o efeito de vazio presente no visual subaquático, sempre que navega com um submarino.

Mas não é só na água que as mudanças visuais foram aplicadas, também as ilhas foram melhoradas, com a implementação de novas árvores, mais realistas e com uma maior densidade, e a implementação de novos elementos de renderização (tiles) e texturas em alta definição, permitindo assim dar maior detalhe aos modelos das ilhas, ao mesmo tempo que conseguiram diminuir o tamanho das texturas aplicadas. A nível de efeitos climatéricos, foi o nevoeiro aquele que recebeu maior destaque, com novos efeitos de luz solar dispersa e um novo efeito de distribuição espacial da névoa no jogo.