Seis funcionalidades do iOS 15 que tem (mesmo) de experimentar

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 5 min

Uns mais úteis, outros mais curiosos: todos os anos, o novo iOS vem com dezenas de novos recursos, muitos deles mais à margem dos destaques que a Apple faz na keynote ou, depois, no site. Estas são as que achamos que não deve mesmo deixar de experimentar e que se juntam às que já tínhamos mostrado anteriormente.

1 – Alertas de meteorologia
A Apple redesenhou a aplicação de meteorologia e agora há mais informações para ver sobre o estado do tempo as localizações que escolhermos. Mas uma das principais novidades é podermos receber alertas de mudanças de tempo na próxima hora. Na app Meteorologia, toque no ícone dos três tracinhos do canto inferior direito e depois no que tem três pontinhos dentro de um círculo, no canto superior direito. Aqui, basta tocar em ‘Notificações’ e autorizá-las. Atenção a uma coisa: só vai receber notificações para a sua localização actual.

2 – Sons para relaxar
A Apple Music tem várias colecções de sons para relaxar, como ouvir as ondas do mar ou chuva a cair. Mas não é preciso ter uma subscrição desta app para ter os sons da Natureza nos ouvidos, numa situação em que precise de se acalmar ou, simplesmente descontrair. O iOS 15 traz alguns destes sons no menu de ‘Acessibilidade’ > ‘Áudio/visual’ > ‘Sons de fundo’. Pode mesmo ligar esta opção quando estiver a ouvir música ou a ver um vídeo.

3 – Mais informação nas fotografias
Uma das coisas que as máquinas fotográficas profissionais permitem é ter fotos com um tipo de informação chamada EXIF, com vários detalhes sobre as características da imagem que captamos: abertura, exposição, ISO e até mesmo o modelo da câmara e lente usada. É este tipo de detalhes que agora podemos ver na app Fotografias do iOS 15. Abra uma e depois toque no ícone ‘i’ que está na base; para que seja adicionado de forma automática o sítio onde foi tirada, tem de autorizar os serviços de localização para a câmara: ‘Definições’ > ‘Privacidade’ > ‘Serviços de localização’ > ‘Câmara’ > ‘Ao usar a aplicação’.

4 – Links no Facetime
Os confinamentos popularizaram o uso de apps como o Zoom, em que, com um link podíamos aceder a videoconferências com várias pessoas. O Facetime ganha este tipo de funcionalidade (um pouco tarde demais, para nós) com o iOS 15. Para convidar mais pessoas para uma vídeochamada no Facetime, abra a app, toque em ‘Criar hiperligação’, dê-lhe um nome e escolha a aplicação por onde fazer a partilha do link. Podem juntar-se utilizadores via iOS, mas também pelo browser, em Android ou Windows.

5 – Drag and drop de texto entre apps
O iOS 15 é uma espécie de upgrade ao tradicional copy/paste: num site, por exemplo, seleccione um excerto de texto de mantenha o dedo sobre a selecção até que fique a “flutuar”; depois, com outro dedo carregue no botão home ou faça swipe up no iPhone/iPad e entre noutra app, como uma de mensagens ou de notas. Aparece um símbolo verde com um ‘+’ no texto que está a flutuar, o que indica que o pode “largar” nesse sítio.

6 – Pedir à Siri para partilhar fotografias
Em Portugal, a Siri não pode ser usada em português europeu e, por isso, muitos utilizadores acabam por não usar este assistente de voz da Apple. Contudo, se quiser experimentar uma nova funcionalidade do iOS 15, peça-lhe para partilhar uma foto com um contacto. Na app Fotografias, abra uma imagem, diga ‘Hey, Siri’ (nós usamos em inglês) e dê a ordem: ‘Share this with…’, com o nome de uma pessoa. A fotografia é adicionada a uma mensagem para que a envie no momento.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version