Seis dicas para quem quer começar a negociar em criptomoeda

Através deste pequeno guia, qualquer principiante pode aprender a evitar os erros mais comuns e tirar o máximo partido do seu dinheiro.

Tenha uma estratégia

No início, não é fácil distinguir entre as recomendações de criptomoedas genuínas das falsas e há muita gente por aí à espera de ficar com o seu dinheiro.

De acordo com Action Fraud do Reino Unido, em 2020 as fraudes no mercado das criptomoedas aumentaram 57%, com perdas de mais de 113 milhões de libras.

Por isso, quando for confrontado com muita informação acerca de uma criptomoeda, não ligue ao hype e procure fontes credíveis.

Tente olhar criticamente para o projecto. Quantos utilizadores tem. Os problemas. Se tem alguma ligação à indústria. Evite quaisquer moedas que prometem muito, mas nunca conseguiram ser nada de especial.

Gira o risco

Algumas pessoas que oferecem conselhos sobre negociação de criptomoedas podem não ser as mais honestas. Por isso, tente não cometer os erros de outros.

Defina limites de quanto é que está disposto a investir numa determinada criptomoeda e não caia na tentação de investir com mais dinheiro do que está preparado para perder.

A negociação de criptomoedas é uma actividade de risco e perde-se mais vezes do que se ganha.

Antes de se lançar na negociação a sério, experimente uma conta de demonstração, muitos serviços de negociação oferecem-nas.

Diversifique o portefólio

A regra geral é que não se ganha muito em ter muito dinheiro investido numa única criptomoeda. Tal como acontece com o mercado de acções, espalhe os seus investimentos por várias moedas digitais.

Isto faz com que não fique muito exposto a uma única moeda que subitamente comece a perder valor, porque este mercado é muito volátil.

Há muitas moedas por onde escolher, por isso investigue e faça experiências com as contas de demonstração em que pode comprar e vender sem ter de gastar dinheiro real.

É uma maratona, não um sprint

Os preços das criptomoedas podem subir e descer muito todos os dias e os principiantes têm a tendência de vender logo quando o valor desce repentinamente.

As criptomoedas não vão desaparecer de um dia para o outro e deixar o seu dinheiro investido durante meses, ou anos, pode ser muito mais rentável.

Automatize as compras

Tal como acontece no mercado accionista, a automatização das compras de criptomoedas pode ser usada para manter o valor médio de exposição ao mercado.

Muitos exchanges de criptomoedas permitem aos utilizadores definirem compras repetidas. Através deste sistema, os investidores dizem à plataforma para comprar uma quantidade fixa das suas criptomoedas preferidas todos os meses. Isto faz com que obtenham um pouco menos quantidade quando o mercado está em alta e um pouco mais, quando está em baixa.

Não use bots de negociação

Os robôs de negociação podem ser uteis em várias circunstâncias, mas não são recomendados a principiantes que procuram dicas de investimentos no mercado das criptomoedas, porque, muitas vezes são meros esquemas para sacar dinheiro aos incautos.