PLAY – Corsair Sabre RGB PRO Wireless

Um excelente rato para quem joga, mas também para quem usa um portátil para trabalhar.

Quem disse que um rato sem fios tem de ser pesado? Com apenas 79 gramas, o novo Sabre RGB Pro Wireless da Corsair é tão leve que quase não oferece resistência ao movimento.

Para ligar ao computador, o Sabre pode usar dois tipos de comunicação sem fios: o dongle USB, que utiliza a tecnologia de 2,4 GHz Slipstream da Corsair (minimiza o lag e permite tempos de reacção mais reduzidos, principalmente em jogos FPS onde a velocidade é essencial), e uma ligação Bluetooth 4.2, para quando não há portas USB livres. Se for um purista, pode usar também o cabo USB Type-C para Type-A.

O sensor óptico é de fabrico próprio e permite uma resolução máxima de 26000 dpi com incrementos de um dpi, para uma maior precisão. A bateria é um dos elementos mais importantes de qualquer rato sem fios e a Corsair garante que a do novo Sabre tem uma autonomia de noventa horas em Bluetooth, o que equivale a mais de três dias inteiros a jogar sem ter de carregar o rato; já com a ligação Slipstream e a iluminação, o máximo são sessenta horas. Quanto a botões, o Sabre tem cinco: os três habituais em cima (mais um para alterar a resolução do sensor) e dois de lado. Como é habitual, estes botões podem ser programados através de software.

Com este rato, vem também uma nova versão do software iCue, que serve para configurar praticamente todo o hardware da Corsair. No passado, considerei o software, mais precisamente este, o ‘calcanhar de Aquiles’ da oferta da marca. E parece que me ouviram, porque esta nova versão está muito mais simples de usar: agrega as configurações por dispositivo, vem com tutoriais e um sistema de ajuda que ensinam a programar os vários dispositivos.

A primeira coisa que se nota, quando se começa a usar o Sabre, é a falta de peso. Isto permite-lhe ser muito ágil porque reduz a inércia, mas requer alguma prática para quem está habituado a usar ratos mais pesados. A qualidade do material e da construção são excelentes, o que torna este rato muito confortável de usar por longos períodos.

Quanto à vida da bateria, juntando todos os períodos de jogo, conseguimos chegar perto das noventa horas anunciadas em Bluetooth (conseguimos 88) e cerca 57 em Slipstream.


Distribuidor: Corsair

Preço: €99


Ficha Técnica

Ligações sem fios: Splipstream 2,4 GHz, Bluetooth 4.2 + LE, Type-C
Sensor: Corsair Marksman com 26 000 dpi
Número de botões: 7
Dimensões: 129 x 70 x 43 mm
Peso: 79 gr


Selo PCGuia Excelência