PLAY – Corsair M65 RGB Ultra

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Como se costuma dizer, ‘os clássicos nunca passam de moda’. É o caso do M65 da Corsair: o primeiro M65 RGB foi lançado em 2014 e, desde aí até ao lançamento deste M65 RGB Ultra, pouco mudou em termos de design. Continua a ter três botões laterais, um para reduzir a resolução e fazer com que o apontador ande mais devagar, para facilitar os headshots.

Na parte de cima estão os tradicionais botões para controlar a resolução do sensor, mais os três que se encontram em qualquer rato actual (esquerda, direita e o da roda). O chassis é metálico e continua a dar aquela impressão de que esta nova geração M65 continua a ser à prova de qualquer tipo de tratamento que o utilizador lhe quiser dar. Ainda em relação ao chassis, na parte de baixo podem instalar-se até três pesos (organizados num triângulo) que permitem adaptar a inércia do rato ao estilo de jogo de cada um.

As diferenças para as versões anteriores são subtis, mas estão lá. Os interruptores dos botões principais têm um curso um pouco mais curto que o do antecessor e o material de que é feita a parte de cima é rugosa – o da antecessora era polida. O cabo USB, com acabamento em tecido, é um pouco mais espesso e mais maleável que nas versões anteriores.

Por dentro é que estão as diferenças principais. O sensor oferece um pouco mais de resolução, que agora chega aos 26 000 dpi e a polling rate da ligação USB passa dos tradicionais 1000 para os 8000 Hz. O M65 RGB Ultra também inclui uma novidade interessante, a de podermos definir um ângulo de elevação em relação à superfície que se está a usar. Isto serve para quando a acção está mais intensa, e se levanta o rato sem querer, a mira ficar completamente estável.

Uma última nota vai para o trabalho que a Corsair fez para melhorar o software iCue. No passado falei bastante mal deste software por ser complicado e ter alguns bugs. A nova versão é muito mais estável e é muito mais fácil de programar, tanto a iluminação, como as teclas e macros.

Experimentei o M65 Ultra RGB com um dos shooters do momento, Far Cry 6, e posso dizer que este rato é muito agradável de usar durante longos períodos. Tem o peso ideal para o meu estilo de jogo, uns botões rápidos e é quase à prova de choque. Apesar de ter programado a funcionalidade da inclinação, os meus jogos não chegam ao ponto de levantar o rato da mesa, por isso, pelo menos para mim, não será uma funcionalidade muito útil.


Distribuidor: Corsair

Preço: €79,99


Ficha Técnica

Número de botões: 8
Resolução do sensor: 26 000 DPI
Iluminação RGB: duas zonas
Ligação: USB
Peso: 97 gr


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version