O “Ecrã da Morte” vai voltar a ser azul no Windows 11

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Em Julho deste ano, muito antes do lançamento do Windows 11, publicámos uma notícia que dava conta que, no novo sistema operativo, o famoso Blue Screen of Death (BSoD), ou “Ecrã Azul da Morte”, iria ser preto, mas hoje surgiu uma nova indicação que a Microsoft vai, em breve, voltar a mudar a cor do ecrã para o azul tradicional. 

Esta alteração foi incluída na build 22000.246 do Windows que começou a ser distribuída aos membros do programa de testes Insider. Segundo as notas desta versão:

“Mudámos a cor do ecrã para azul, quando um dispositivo deixa de funcionar ou quando ocorre um erro que leve à suspensão do funcionamento do sistema operativo, tal como acontecia nas versões anteriores do Windows.”

O “Ecrã Azul” aparece quando o Windows encontra alguns tipos de erros mais graves. Existe até um subreddit dedicado a partilhar exemplos destes ecrãs, em várias situações mais ou menos caricatas.

Como foi mencionado, esta e outras alterações ao Windows 11 incluídas na versão 22000.246, estão em período de testes nos canais Release Preview e Beta do programa de testes Windows Insider e devem chegar ao público em geral brevemente.

Os primeiros “Ecrãs da Morte” apareceram com o Windows 3.0 e serviam como uma forma para os profissionais de apoio técnico diagnosticarem falhas de hardware. O “Ecrã da Morte” do Windows é semelhante ao “Kernel Panic” do Linux e macOS e tipicamente inclui dados que os administradores de sistemas ou os membros das equipas de apoio técnico podem analisar para determinar as causas desses erros.

A Microsoft não deu nenhuma pista acerca da razão que presidiu ao regresso do azul a estes ecrãs de erros no Windows 11, mas pode ter a ver com algum feedback de utilizadores que tenham tido problemas nos seus sistemas. O “Ecrã Azul” já faz parte do Windows há muito tempo e é uma forma muito simples de os utilizadores se aperceberem de um problema e pedirem ajuda.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version