Hackers usam Google Ads para roubar 430 mil euros em criptomoedas

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Executium

O Gogole Ads foi usado por um grupo de hackers ainda não identificado para roubar 500 mil dólares (430 mil euros) em criptomoedas durante o passado fim de semana. A denúncia foi feita pela Check Point, que já avisou: esta poder ser a «próxima grande tendência do cibercrime».

Para roubar as criptomoedas, os hackers usaram «técnicas de SEO para colocar sites maliciosos no topo dos resultados de pesquisa» no Google: em concreto foram usadas versões de phishing das crypto wallets (carteiras online usadas para guardar moedas digitais) Phantom e MetaMask.

@CheckPoint | Em cima, o anúncio no Google Ads que apontava para o dos sites falsos; em baixo, o aspecto do Phantom, verão “phishing”.

Os utilizadores que procuravam por estes sites no Google foram levados para estas versões maliciosas, uma vez que clicaram nos anúncios falsos – e ainda assim, permitidos pelo Google Ads.

Uma vez nos sites de phishing, os utilziadores eram levados a entrar nas suas contas (ou a criar novas), mas o que acontecia era que esta acção dava aos hackers o acesso os dados de login.

«A equipa de investigação identificou onze contas comprometidas, cada uma delas com valores entre os mil e os dez mil dólares. Descobrimos mais tarde que os hackers levantaram parte dos fundos ainda antes da exposição do esquema», revelou Oded Vanunu, head of products vulnerabilities research da Check Point

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version