Alphacool lança sistemas de watercooling AiO para gráficas Radeon RX 6800 XT/6900 XT e GeForce RTX 3080 e 3090

Alphacool lança sistemas All-in-One de arrefecimento líquido para gráficas gráficas GeForce RTX 3080, 3080 Ti e 3090, bem como Radeon RX 6800 XT e 6900 XT.

A Alphacool reforçou a sua família de sistemas de arrefecimento líquido Eiswolf 2, com a introdução de novas soluções AiO (All-in-One) para algumas placas gráficas de topo da AMD e Nvidia. Equipados com radiadores NexXxoS de 360 mm em cobre, estes sistemas utilizam ventoinhas PWM Aurora Rise de 120 mm com iluminação LED RGB, utilizando lâminas com um desenho específico que garante um fluxo de ar máximo de 119.8 m3/h, e uma pressão estática de 3.17 mm/H2O.

O bloco em si utiliza uma base em cobre com acabamento em níquel, sendo complementado por uma tampa em acrílico que permite visualizar os canais e o fluxo do líquido do sistema. O facto de ser transparente também permite tirar partido da iluminação RGB disponibilizada, para um visual ainda mais fascinante. A base foi desenvolvida para arrefecer não só o GPU, como as memórias gráficas e os VRM do circuito de alimentação da placa gráfica.

Para tal é essencial que confirme a compatibilidade do sistema com a sua placa gráfica, sendo actualmente suportados modelos Nvidia GeForce RTX 3080, 3080 Ti e 3090 da Asus (gama ROG Strix), Gigabyte (gamas Eagle, Gaming, Turbo, Vision, Aorus Master e Aorus Xtreme) e MSI (gama Ventus 3X). Já a versão AMD é compatível com modelos Radeon RX 6800 XT e RX 6900 XT da gama Nitro+ da Sapphire, bem como outros modelos que utilizem o desenho de referência da AMD.

Para garantir o correcto funcionamento do circuito, foi instalada uma bomba de água, uma DC-LT 2, no topo do bloco da placa gráfica, servindo esta de ligação entre o próprio bloco e as tubagens provenientes do radiador. Embora muito compacta, esta consegue trabalhar até 2600 rpm, o que garante um fluxo de 75 litros por hora, tendo um MTBF (tempo de vida útil sem falhas) de 50.000 horas.

Tal como os anteriores sistemas Eiswolf 2 lançados anteriormente, este sistema utiliza conectores a meio da tubagem, que podem ser desenroscados, permitindo assim expandir o sistema com a introdução de outros circuitos AiO da Alphacool, como um Eiswolf 2 adicional para arrefecer uma segunda placa gráfica, ou um Eisbaer Pro Aurora para arrefecer o CPU. Estes circuitos já se encontram à venda, por um PVP recomendado de 244,99 euros.