Windows Subsystem for Linux chega à loja de aplicações da Microsoft

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Microsoft anunciou que, no futuro, será mais fácil obter as novas funcionalidades do Windows Subsystem for Linux. A empresa colocou na loja de aplicações do Windows, uma nova versão do WSL que pode ser descarregada e actualizada independentemente de outras actualizações do Windows.

Muitas das actualizações para as aplicações incluídas no Windows, já podem ser actualizadas através da loja de aplicações da Microsoft em vez de serem actualizadas através do Windows Update. Isto permite mais flexibilidade no processo de decisão sobre a altura em que estas aplicações serão actualizadas. Mas, por outro lado, algumas das aplicações ainda não foram actualizadas completamente para o Windows 11. No longo prazo, também quer dizer que não é necessário esperar por uma nova actualização do Windows para actualizar estas aplicações.

No caso do Windows Subsystem for Windows, isto quer dizer que não é necessário instalar qualquer actualização, ou mesmo uma nova versão do Windows, para tirar partido de novas funcionalidades que a Microsoft acrescente ao WSL. A Microsoft destaca algumas actualizações que podem ser acrescentadas desta forma, como o suporte para aplicações com interface gráfica, processamento através do GPU, a montagem de drives que usem o sistema de ficheiros Linux e outras coisas que são menos visíveis, como as actualizações ao kernel do Linux.

Por agora, a versão do WSL que a Microsoft colocou na loja é apenas uma ‘antevisão’. A versão com suporte oficial, que deve ser usada que tarefas importantes, continua a ser a que é incluída no Windows. Mas o objectivo a longo prazo, é que as versões que vão estar na loja sejam a melhor forma de instalar e usar o Windows Subsystem for Linux. A Microsoft vai usar o feedback dos utilizadores para decidir o que vai fazer em futuras actualizações com a versão actual do WSL que não está na loja.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version