Segundo o ranking da Steam, há mais pessoas a usarem gráficas AMD

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

O mais recente ranking de utilização de hardware, publicado pela Steam acaba de ser publicado e a AMD tem razões para estar contente. Não só conseguiu uma quota de 30% em processadores, como também as placas gráficas RDNA 2 também conseguiram chegar ao ranking principal das placas gráficas, quase um ano depois de terem sido lançadas.

Em Maio, a AMD já tinha conseguido chegar aos 30% de quota em processadores, apenas para a perder no mês seguinte e depois, em Agosto, chegou à quota de 27,2%, uma das mais baixas de sempre. Mas, segundo os números de Setembro, publicados agora, conseguiu 30,15%, um recorde para a empresa.

No que respeita à lista das placas gráficas mais usadas pelos utilizadores da Steam, a AMD ainda tem mais razões para estar contente. As Radeon RX 6000 surgiram no ranking principal pela primeira vez, desde o lançamento em Novembro do ano passado. Até agora, nenhuma placa com arquitectura RDNA 2 tinha conseguido atingir o mínimo de 0,15% de quota de mercado para aparecer no ranking principal, o que relegava esse hardware para a categoria dos sistemas Vulkan. Agora, finalmente, a RX 6700 XT chegou aos 0,16%, colocando-a no fundo da tabela, entre a GeForce GT 630 e a GeForce MX330.

Se olharmos para a secção Vulkan, a segunda placa mais popular da AMD é a Radeon 6800 XT, com 0,11%, por isso deve entrar mais um produto RDNA 2 no ranking principal da Steam.

De resto, não mudou muita coisa na lista desta categoria. A GTX 1060 continua no topo, apesar de ter perdido utilizadores, e a RTX 2060 cai da segunda, para a quarta posição. Por outro lado, a RTX 3070 subiu mais alguns lugares para a décima primeira posição. Isto prova que ainda é possível comprar estas placas, apesar da falta de hardware deste tipo no mercado.

O Linux também ganhou utilizadores e tem agora 1,05% de quota na secção de sistemas operativos e o Valve Index HMD com 17,5% de quota é agora o segundo sistema de realidade virtual mais usado, atrás do Oculus Quest 2, com 33,1%.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version