PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: O regresso dos Glassholes
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > O Que Vem à Rede > O regresso dos Glassholes
O Que Vem à RedeOpinião

O regresso dos Glassholes

Alexandre Gamela
Publicado em 30 de Outubro, 2021
Tempo de leitura: 3 min

Tive de ir ao arquivo para escrever esta crónica: em Junho de 2012 dizia, nesta coluna, que queria uns Google Glasses para viver no meu próprio RPG (o que é uma ideia solipsista, para não dizer parva, mas era um jovem na altura). Em 2013, já estava arrependido depois de ver o Robert Scoble a usá-los no banho.

- Publicidade -

Peço desculpa pelo regresso da memória desse incidente ou por vos tê-lo apresentado pela primeira vez, mas era a Web 2.0 em toda a sua glória. Menos de uma década depois, apesar de parecer que passaram umas cinco, os óculos que nos afligem a privacidade estão de volta, desta vez pela mão da corporação que mais gosta de fazer dinheiro à conta dela.

O Facebook e a Ray Ban juntaram-se e criaram uns óculos com câmara para os utilizadores não terem a trabalheira de pegar nos seus smartphones pesados para tirar uma foto. Antes dos voyeurs da praça começarem já a levantar os naperons à procura de trocos para comprar um par, fiquem sabendo que os óculos têm uma luzinha vermelha que mostra às outras pessoas que estão a ser fotografadas. Sim, sinto que a minha privacidade está muito mais protegida agora…

Os óculos do Facebook só têm estilo e uma câmara, além de todas as implicações sobre o direito à imagem que trazem. Fazem dos utilizadores apenas um bando de CCTV com pernas e muita pinta. O que, basicamente, é a descrição do modelo de negócio do Facebook.

Depois, vem o líder da rede social que mais deprime os adolescentes, Adam Mosseri, dizer que as redes sociais são como os carros: geram valor na sociedade mas provocam mortes, o que é algo que temos de aceitar. Nem sei bem por onde começar.

Ao menos, poderiam ter feito como a Xiaomi, que fez uns óculos úteis, com um display numa das lentes para apresentar informação, o que torna o GPS muito mais divertido.

- Publicidade -

Duas marcas a apresentar produtos semelhantes no espaço de um mês não significa que há uma tendência. Mas, se aparecer uma terceira, acreditem: as máscaras que sobraram da pandemia ainda irão ter muita utilidade no futuro.

- Publicidade -
Etiquetas:FacebookóculosOpiniãoRay Banredes sociaisXiaomi
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Freepik | Inteligência Artificial
O Que Vem à RedeOpinião

A prisão invisível

Tempo de leitura: 3 min
Há Uma App Para TudoOpinião

Ó meu Santo António

Tempo de leitura: 2 min
©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}