Microsoft prestes a lançar uma nova actualização para o Windows 10

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

O Windows 11 acabou de ser lançado, mas a Microsoft não esqueceu o Windows 10. A November Update para Windows 10 (versão 21H2), começou a ser distribuída aos membros do programa de testes Windows Insider na canal Release Preview e também está disponível para download sob a forma de uma imagem ISO. A Microsoft espera que a build de testes que começou agora a ser distribuída, a 19044.1288, seja a mesma que será distribuída ao público em geral a partir do próximo mês.

O Windows 10 21H2, inclui alguns melhoramentos visíveis. Um dos mais importantes é a adicção de suporte para o padrão ‘Hash-to-Element’, do sistema de segurança para redes sem fios WPA3. Trata-se de uma funcionalidade que serve para proteger o WPA3 de ataques side-channel, e que é mais leve em termos de consumo de recursos do computador. Outra novidade é o suporte para computação através do GPU no Windows Subsystem for Linux.

A Microsoft não indicou se a actualização 21H2 será a última grande actualização para o Windows 10, agora que o Windoiws 11 é o foco principal da empresa. Sabe-se que, eventualmente, a Microsoft vai trazer a nova Loja Windows do Windows 11 para o Windows 10 e também que a versão anterior do sistema operativo vai continuar a receber acatulizações para o browser Edge e outras aplicações integradas no Windows irão receber actualizações através da loja de aplicações.

Também é sabido que a Microsoft continua a oferecer os 18 meses de apoio técnico às versões Home e Pro do Windows 10 21H2, o que não chega perto do mês de Outubro de 2025, altura em que cessa o suporte para o Windows 10. Por isso, é de acreditar que esta não será a última grande actualização do Windows 10.

Apesar de o Windows 11 estar disponível há pouco tempo, de certeza que o Windows 10 vai continuar a ser relevante durante anos, principalmente por causa dos requisitos mínimos para a instalação o novo sistema. O Windows 10 será a última versão do Windows a poder ser usada em computadores construídos antes de 2017 ou 2018. A Microsoft deixa os utilizadores instalarem o novo sistema operativo em computadores que não cumpram todos os requisitos, mas diz que podem não receber actualizações.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version