Protecção contra «malware, vigilância oculta, controlo da Internet» com um «scanner de ficheiros AV, bloqueio de ataques de força bruta, verificação de URL suspeitos e monitorização de portas e protocolos».
São estas as principais características do Smart Home Security, uma nova solução de software que a marca russa Kaspersky anunciou a pensar no mercado doméstico de IoT.
Segundo a Kaspersky, este novo produto de segurança vai «ajudar os operadores de telecomunicações a dar resposta ao aumento da procura dos consumidores por serviços de protecção de dispositivos domésticos inteligentes».
A ideia é que os operadores (em Portugal, Vodafone, Nowo, Meo e NOS) instalem o software nos seus routers e os forneçam aos clientes já com tudo configurado – os clientes têm, depois, «descarregar uma aplicação para o smartphone para controlar e monitorizar a segurança dos dispositivos».
Além de funcionar como solução de segurança, o Smart Home Security permite ainda aplicar controlos parentais – a marca dá o exemplo de «restrições de utilização da Internet para os filhos».