iPhone 13 desactiva Face ID quando substituir o ecrã por um modelo não oficial

A Apple voltou a dificultar a vida a reparadores não autorizados, ao desactivar funções como o Face ID, se trocar o ecrã por um modelo não certificado.

A Apple continua a criar soluções para obrigar os utilizadores a, quando precisarem de intervir nos seus equipamentos, a terem que o fazer junto de reparadores autorizados, e a utilizarem componentes genuínos. Aparentemente, com os novos iPhone 13, se precisar de substituir o ecrã, este processo terá que ser feito junto de um reparador autorizado, e substituído por um ecrã certificado.

Caso não cumpra estes requisitos, o sistema irá desactivar a função de reconhecimento facial, mesmo que a substituição de ecrã não implique intervir no sistema de câmaras frontais (TrueDepth) que desempenham estas tarefas.

Esta situação foi comprovada pelo YouTuber Phone Repair Guru, que experimentou trocar o ecrã em dois equipamentos, e ambos desactivaram a função Face ID com o novo ecrã. Curiosamente, ao voltar a colocar os ecrãs iniciais, o Face ID voltou a trabalhar normalmente.