Asus ROG Strix XG43UQ

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Se conseguiu comprar uma consola de nova geração e tem receio de que a sua televisão não permita que a sua PS5 ou Xbox Series X consiga demonstrar todo o potencial, a Asus tem uma solução: o ROG Strix XG43UQ. Este modelo tem um ecrã de 43 polegadas com um painel VA de resolução 4K e inclui duas ligações HDMI 2.0 (4K até 60 fps) e HDMI 2.1. Estas últimas permitem uma transmissão de vídeo em 4K a 120 Hz, ou 4K a 144 Hz se usar a ligação DisplayPort 1.4 ao PC. Naturalmente que, para conseguir lidar com esta resolução e elevada taxa de actualização de ecrã, recomendamos a utilização de uma placa gráfica de topo, como uma GeForce RTX 3080 ou uma Radeon RX 6800 XT.

O painel, embora seja do tipo VA, é capaz de reproduzir imagens com uma surpreendente qualidade: cores vibrantes, fidedignas, reprodução de 90% do espectro de cores DCI-P3 e um nível de contraste superior ao que habitualmente encontramos em monitores com ecrãs do tipo IPS. Este Asus conta ainda com a certificação VESA DisplayHDR 1000, para lidar com conteúdos HDR, o que é facilmente comprovado com alguns dos jogos de consolas como a Xbox Series X. Contudo, em algumas circunstâncias, notámos que a gestão do brilho não é perfeita, isto porque embora a Asus anuncie a presença de zonas de iluminação no ecrã, estas são, no fundo, zonas de iluminação difundidas. Isto acontece porque a fonte de iluminação fica nas extremidades do equipamento, em vez de estar atrás do painel (Local Dimming Zones), como acontece nos ecrãs com esta norma da VESA.

O ROG Strix XG43UQ é também compatível com AMD FreeSync Premium Pro (que também serve para placa gráficas da Nvidia), tem a tecnologia VRR (Variable Refresh Rate) e apenas 1 ms de tempo de resposta (MPRT): tudo somado faz com que este Asus seja um dos monitores mais rápidos do mercado para PC e consolas de nova geração.

Em termos de som, o XG43UQ conta com dois altifalantes estéreo (10 W cada) que garantem um som poderoso com baixos convincentes. Porém, falta-lhe a definição de algumas soluções, como a barra de som da B&W que a Philips tem no monitor Momentum 558M1RY.


Distribuidor: Asus

Preço: €1599


Ficha Técnica

Ecrã: 43” VA 144 Hz
Tempo de Resposta: 1 ms
Resolução Máxima: 3840 x 2160
Ligações: 2 x HDMI 2.1, 2 x HDMI 2.0, DisplayPort 1.4, 2 x USB 3.0, jack 3,5 mm
Dimensões: 974,58 x 631,31 x 301,5 mm


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version