Top 6 dos fornecedores de certificados SSL em Portugal

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 8 min

Os certificados SSL permitem comunicações seguras entre um site da Web e um navegador da Internet. SSL significa Secure Socket Layer e é um protocolo que permite a criptografia de comunicações. A certificação SSL (ou TLS, para ser mais preciso) é um meio de proteger as conexões de domínios onde os sites são hospedados para melhorar a segurança da troca de informações e transacções financeiras electrónicas.

Os certificados de segurança SSL – Secure Socket Layer ou TLS – Transport Layer Security permitem criptografar as comunicações entre o servidor da web e os visitantes do seu site.

Ao activar um certificado SSL, o site transmite uma imagem de segurança aos seus visitantes e reforça a preocupação com os dados pessoais ou informações sensíveis. Saiba quais tipos de certificados SSL existem e as principais diferenças entre certificados pagos e gratuitos.

Existem três tipos de certificados:

 DV – Domínio Validado

 OV – Organização validada

 EV – Validação Estendida

Os certificados DV – Domain Validated são os mais simples e, de acordo com o nome indicado, apenas validam o domínio para o qual são gerados. Eles são adequados para pequenos sites.

Os certificados OV – Organization Validated validam o domínio e a empresa ou instituição na qual se baseia. Esta validação aumenta a confiança do visitante ou cliente, pois garante a existência de uma entidade legalmente constituída, a qual foi submetida a um processo de validação. Portanto, são indicados para sites que representem empresas ou órgãos públicos.

EV – Os certificados de validação estendida são semelhantes a OV, mas adicionam a barra verde e exibem o nome da empresa. Eles são os certificados com o nível de validação mais alto e são adequados para sites de comércio electrónico ou aqueles que lidam com dados confidenciais.

Existem algumas diferenças entre certificados SSL gratuitos e certificados SSL comerciais.

Os certificados SSL gratuitos são uma boa solução para ambientes de desenvolvimento ou plataformas internas. No entanto, os certificados SSL gratuitos têm as seguintes desvantagens:

 Sem validação de identidade;

 Sem soluções corporativas (OV e EV);

 Gestão mais complexa;

 Não suportado;

 Sem selo de segurança;

 Curta duração (90 dias).

Os certificados gratuitos cumprem apenas parcialmente a função de um certificado SSL, que é a criptografia. Não realizam nenhuma validação de autenticidade, ponto fundamental e relevante para qualquer negócio.

Como a confiança e a verificação de identidade são fundamentais para qualquer presença online, os certificados comerciais oferecem uma reputação maior. De certificados DV que realizam validação de domínio a certificados OV e EV que realizam validação de empresas, há sempre um processo de validação para esses certificados.

Por outro lado, esses certificados também incluem um selo de segurança, suporte permanente e reinstalações ilimitadas, que oferecem segurança para visitantes e proprietários de sites.

Dependendo do tipo de site, você deve escolher o certificado que melhor se adapta às suas necessidades.

Aqui está uma lista de seis fornecedores de certificados SSL onde você pode comprar um certificado para o seu site.

SSL2BUY

SSL2BUY é o nome a ser lembrado quando você precisar comprar um certificado SSL por menos dinheiro. Possui uma vasta gama de certificados, desde os mais básicos, para um único domínio, até certificados multi-domínio para as principais marcas SSL como AlphaSSL, Comodo, RapidSSL, GeoTrust, Thawte, Globalsign e Digicert. Por exemplo, SSL2BUY oferece um certificado Comodo Positive SSL por cerca de 6 euros por ano. Além disso, inclui suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana e a possibilidade de reembolso durante o período de avaliação de 30 dias.

Symantec

A Symantec não precisa de lançamentos de mercado para soluções de segurança de classe mundial. A Symantec é conhecida por seus produtos de segurança para praticamente qualquer tipo de actividade digital.

A Symantec foi fundada em 1982 por Gary Hendrix e, ao longo dos anos, adquiriu várias empresas. Suas actividades estão focadas em segurança de internet e rede para usuários domésticos e corporativos; suas soluções são baseadas em softwares e aplicativos, com protecção antivírus, análise de vulnerabilidades, detecção de intrusão, filtragem de conteúdo e email.

De acordo com o Relatório de Ameaças à Segurança da Internet da Symantec Volume XIV – o Relatório de Ameaças à Segurança da Internet – somente em 2008, mais de 1,6 milhão de novos códigos maliciosos foram detectados pela Symantec. Esse valor equivale a mais de 60% do código total identificado pela Symantec em todos os anos anteriores – uma resposta à rápida proliferação e crescimento do volume de novas ameaças que usam código malicioso. Essas identificações ajudaram a Symantec a bloquear cerca de 245 milhões de ataques de códigos maliciosos por mês durante 2008 em todo o mundo.

GlobalSign

GlobalSign, o provedor de soluções SKI, permite que empresas de todos os tipos protejam as comunicações e gerem milhões de identidades numéricas verificadas e, assim, automatizem a autenticação e a criptografia. Os certificados SSL GlobalSign criptografam dados usando chaves SHA-256 e RSA 20148 bits.

Comodo

A Comodo é um dos principais fornecedores de certificados SSL. Ele oferece uma maneira económica de melhorar a segurança das comunicações para todos os tipos de empresas, incluindo pequenas e médias empresas. Comodo fornece uma criptografia SSL padrão de 128 bits ou 256 bits que funciona em todos os navegadores.

GeoTrust

A oferta da GeoTrust é composta por serviços SSL directos e específicos. Além disso, essas empresas oferecem uma gama completa de certificados SSL para todos os tipos de organizações e negócios online.

GoDaddy

GoDaddy é uma empresa mais conhecida por seus serviços de hospedagem online, mas também é um dos maiores provedores de serviços SSL. Em vez de oferecer certificações DV, OV e EV a preços diferentes, todos os certificados são oferecidos ao mesmo preço, que é relativamente baixo. A estrutura de preços é baseada em um único site, vários sites ou um domínio com cobertura total.

Conclusão

Por falar nisso, esperamos que o artigo trate das perspectivas de explicar o protocolo SSL, sua importância para garantir transacções seguras na web, diferentes tipos e onde adquiri-lo. Aguardamos seus comentários gentis e sugestões na caixa de comentários abaixo.

Etiquetas:
Exit mobile version