4 formas de manter a sua internet mais segura

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min

Existem formas cada vez mais engenhosas de conseguirem aceder aos nossos dados, e por isso, serviços que protejam a nossa privacidade e nos dão controlo sobre a forma como utilizamos a internet são sempre uma mais-valia.

É por isso que, principalmente desde que Edward Snowden divulgou informações sobre a NSA e como podemos todos – e não só as pessoas dos Estados Unidos da América – ser controlados, que a encriptação ganhou outra importância nas nossas vidas.

Existem varias formas de nos mantermos seguros na Internet. E por isso, estas quatro principais devem ser utilizadas.

Utilize adblock

Um adblock é um sistema que bloqueia publicidades nos sites que visita. Principalmente se forem sites com muita publicidade, acabam também por carregar mais rápido porque carregam sem publicidade.

Ora, parece que a vantagem é não só uma internet mais rápida como também uma página web mais limpa. Portanto é um dois em um que não pode perder.

Segurança com VPN

Existe também outro tipo de segurança que podemos ter ao visitar os sites habituais, como por exemplo um site de notícias, o BetWinner, o SAPO, etc.

Devemos utilizar um servidor de VPN, que quer dizer Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual.

O que esses serviços fazem é basicamente colocarem a internet a ser utilizada através de um tráfego que passa de forma segura por “fora” do nosso ISP (como a NOS, Vodafone, etc.).

Existem várias VPNs disponíveis, mas uma das mais conhecidas é sem dúvida a da Torguard que funciona muito bem e tem uma app bastante leve.

Actualize sempre tudo

Todo o software que nós temos no nosso telemóvel, e até o próprio sistema operativo, precisam de actualizações. Por exemplo, recentemente existiu uma falha no iOS que possibilitava a utilização de código malicioso para interagir de forma não autorizada com o nosso iPhone.

Quem tinha as actualizações automáticas ficou protegido em poucos dias, no entanto outras pessoas não ficaram assim tão protegidas e precisaram de ser relembradas para fazer uma actualização de segurança.

Ora, neste caso, mantemos o nosso sistema operativo actualizado é sempre benéfico, e as aplicações também, uma vez que estas também podem ter falhas de segurança que são corrigidas quando estas se encontram devidamente actualizadas.

Lembre-se também de obter as aplicações que utilize apenas no fornecedor oficial, no caso do Android será na Play Store e no caso do iPhone na App Store.

Uma password para tudo

Já alguma vez ouviu falar em gestores de password? São software como por exemplo o LastPass ou o Dashlane que aguardam todas as suas passwords num único local. Assim, em vez de se lembrar de uma password para cada site, apenas precisa de saber a password para aceder ao software onde guardou todas as suas informações, e por isso, é mais fácil de memorizar.

Além disto este tipo de software permitem também monitorizar as suas password, e se elas forem fracas sugerem uma alteração imediata.

Sabemos que desta forma vai ficar mais seguro na internet, e que vai ter uma experiência mais positiva dentro da rede das redes.

Exit mobile version