Xiaomi mostra projecto de óculos inteligentes com ecrã MicroLED

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Xiaomi Smart Glasses | Showcase | A display in front of your eyes

A Xiaomi anunciou uns óculos inteligentes, chamados Xiaomi Smart Glasses. No entanto, um porta-voz da empresa disse ao site The Verge que, para já, não há planos para os colocar à venda. Apesar disso, os detalhes que a Xiaomi deu acerca deste produto faz crer que possa vir a ser comercializado no futuro.

Por fora, os óculos da Xiaomi são bastante convencionais, mas ao contrário dos recém-lançados óculos do Facebook e Ray Ban, têm um ecrã que pode ser usado com funcionalidades de Realidade Aumentada. A Xiaomi indica que o ecrã é MicroLED monocromático, por ter uma densidade de píxeis maior, dura mais tempo e a tecnologia é mais simples, quando se comparado com ecrãs de tecnologia OLED.

A tecnologia MicroLED tem algumas características semelhantes à da tecnologia OLED (como o facto de cada pixel emitir luz) e é vista por muitos como a sua sucessora. Contudo, continua a ser muito cara e ainda não entrou em produtos de consumo de massas.

O ecrã da Xiaomi é sensivelmente do tamanho de um grão de arroz, com 2,4 x 2,02 mm e tem um brilho máximo de 2 milhões de nits. A imagem é ampliada através de um guia de ondas óptico (Optical Waveguide Lens). Apesar de não chegar todo aos olhos do utilizador, o brilho extremo serve para permitir que se consiga ver o que está no ecrã mesmo em situações em que a iluminação ambiente seja muito forte.

A Xioami diz que estes óculos podem ser usados em tarefas de navegação, tradução em tempo real e notificações. O dispositivo é Android e é independente do smartphone, a empresa sugere que, no futuro, podem mesmo vir a a substituir o smartphone. O processador é baseado em Arm (a designação não foi especificada), tem Wifi e Bluetooth, uma bateria e uma câmara com 5 megapíxeis. O peso anunciado é de 51 gramas.

Como foi mencionado no início, estes óculos não vão estar disponíveis para compra e podem nunca vir a passar da fase de projecto.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version