Utilizador demonstra como usar SSD NVMe numa Xbox Series X / S

Um utilizador chinês demonstrou como é possível, com um adaptador CFexpress, utilizar um SSD NVMe como armazenamento expansível nas consolas da Microsoft.

Um utilizador chinês publicou no fórum Bilibili uma forma de utilizar um adaptador de cartões CFexpress para poder usar qualquer tipo de módulo SSD NVMe como armazenamento expansível nas novas consolas da Microsoft. Estes adaptadores, do tipo M.2 NVMe para CFE, são bastante utilizado em câmaras de filmar profissionais, pelo que a sua disponibilidade é algo limitada.

Esta descoberta permitirá, à partida, utilizar qualquer módulo NVMe, mas para comprovar foi utilizado um módulo NVMe PCIe 4.0 proveniente de outra Xbox Series X (Western Digital CH SN530), que foi identificado pelo sistema operativo da consola. Quando foi experimentado um SSD CFe normal, a consola não o reconheceu.

Este SSD, embora seja do tipo PCIe 4.0, trabalhou de forma limitada, uma vez que a interface CFe utiliza o protocolo PCIe 3.0, logo, está limitada a 1 GB/s por pista, até um máximo de 1700 MB/s de velocidade de leitura e 1480 MB/s de velocidade de escrita. Falta agora arranjar maneira de se comprovar com outros módulos SSD, e se os mesmos não necessitam de uma formatação própria.