Tronsmart Onyx Apex

Por: Mafalda Freire
Tempo de leitura: 4 min

Os Onyx Apex são uns auscultadores in-ear true wireless com cancelamento activo de ruído da marca chinesa Tronsmart e que pelo preço se pode dizer que são de entrada de gama, mas que na realidade se posicionam mais numa gama média devido às funcionalidades que têm.

Design e construção

Apesar de serem em plástico, os Onyx Apex são compactos e robustos e têm um design em tudo semelhante a tantos outros que existem no mercado, fazendo lembrar uns Airpods. Quando ao conforto e encaixe, a surpresa foi que os três tamanhos que vêm de origem são demasiado grandes para quem tem as orelhas pequenas e impedem a correcta colocação no ouvido, como no nosso caso. Ao mudar para umas borrachas mais pequenas do que as fornecidas na caixa, o encaixe torna-se possível apesar de não ser perfeito: é preciso alguma técnica para que eles fiquem perfeitamente ajustados. No entanto, não aconselhamos para desporto pois por vezes acabam por cair.

Som e cancelamento de ruído

Quando se utiliza estes in-ear para receber chamadas, ou fazer videoconferências, a experiência é bastante boa – são fiáveis, quase sem delay, graças ao codec Qualcomm aptx Adaptive, e têm um som límpido; já para ouvir música, o som é bom, mas não é tão definido. Os graves têm primazia em relação aos médios e agudos, já que são muito mais acentuados: pode estar aí o problema. Em relação ao cancelamento de ruído activo (ANC), os Onyx Apex são bastante eficientes e bloqueiam bem alguns sons, se bem que não se podem comparar a outros auscultadores de gama superior e preço bem mais elevado. Assim, pode dizer-se que estes auscultadores da Tronsmart funcionam bem tanto em indoor como fora de casa, mas não são ideias se quer um ANC poderoso e com total ausência de ruído externo.

Bateria

A bateria destes headphones dura cerca de cinco horas, tal como anunciado, com a caixa a dar energia por mais umas boas vinte horas, em que dez minutos no estojo permitem uma hora de utilização. Isto se não abusarmos do ANC, nesse caso, a autonomia baixa para um pouco mais de metade. Esta é uma mais-valia quando comparamos por exemplo com os Huawei FreeBuds 4 (4 horas de autonomia com ANC desligado) e os Oppo Enco X (5,5 horas de autonomia com ANC desligado) e que custam mais do triplo.
Já o carregamento completo do estojo é feito cerca duas horas e através do cabo USB Type-C fornecido.

Funcionalidades

O Qualcomm aptx Adaptive é sem dúvida uma mais-valia na fiabilidade dos Onyx Apex e os comandos destes earbuds são também bastante responsivos. É possível usar uma série de funcionalidades com base em toque ou pressão, apesar de ser preciso alguns dias para decorar que quantidade de toques fazem o quê. O facto de serem compatíveis com o Assistente Google, Siri e Alexa são também um ‘plus’ destes headphones.


Distribuidor: Tronsmart

Preço: €48,37

Seguir:
Jornalista da área de tecnologia B2C e B2B. Fã de tudo o que seja tech, especialmente o que está relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo universo do Star Wars.
Exit mobile version